RGE Sul dá dicas de consumo consciente para que todos aproveitem ao máximo a temporada de calor

Temperaturas em rápida elevação, céu sem nebulosidade e baixa umidade relativa do ar: é isso que todos esperam para poder aproveitar o período de calor e as férias. É muito importante estar atento ao uso seguro e consciente da energia elétrica, sem perder o conforto e livre de qualquer perigo. Pensando nisso, a RGE e RGE Sul prepararam as principais dicas para aproveitar a temporada do Sol:

 

Ø Realize periodicamente a manutenção domiciliar, evitando fios desencapados.

 

Ø  Nos dias quentes colocar o chuveiro na posição “verão” (o consumo será cerca de 30% menor). Em algumas cidades, é possível até desligar o chuveiro.

 

Ø  Limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro.

 

Ø  Tomar banhos mais rápidos e desligar a torneira ao se ensaboar.

 

Ø  Nunca reaproveitar uma resistência queimada. Isso provoca o aumento do consumo e coloca em risco a segurança do usuário.

 

Ø  Uma boa opção também são os aquecedores solares para água, que cada vez mais possuem preços atrativos e demandam baixa manutenção.

 

Ø  Instalar a geladeira em local bem ventilado, desencostada de paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas.

 

Ø  Nunca utilizar a parte traseira da geladeira para secar panos, roupas ou tênis.

 

Ø  Nunca colocar alimentos quentes na geladeira.

 

Ø  Não forrar as prateleiras da geladeira (a falta de ar circulando entre as prateleiras exige mais consumo de eletricidade).

 

Ø  Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não se esquecer de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Um bom teste é colocar uma folha de papel, fechar a porta da geladeira e tentar retirá-la. Se a folha sair muito fácil, pode ser que a borracha já esteja precisando de manutenção.

 

Ø  Apagar a luz ao sair de um ambiente.

 

Ø  Não dormir com a televisão ligada.

 

Ø  Não usar benjamins (item que serve para ligar vários aparelhos a uma só tomada e que a sobrecarrega).

 

Ø Evite o uso frequente de extensões, não as deixe soltas pela casa.

 

Ø  Acumular roupas para lavar e também para passar. O tempo para aquecer o ferro representa um consumo bem alto. É melhor que isso seja feito menos vezes.

 

Ø  O ferro elétrico tem regulagem de temperatura. Procure separar as roupas por temperatura que serão passadas, assim pode tornar o uso mais econômico.

 

Ø  Limpe o filtro da máquina de lavar, com frequência.

 

Ø  A substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes para tecnologia LED é importante também quando pensamos no aquecimento do ambiente, sendo que a incandescente aquece muito, e a LED é fria. Não aumentando o aquecimento do ambiente, é possível utilizar menos o ar condicionado e ventilador. Se para iluminar uma cozinha utiliza-se uma lâmpada incandescente de 100 Watts, a substituição por uma modelo a LED pode trazer uma economia de até 80%.

 

Ø  Sempre manter os ambientes bem arejados. Abrir cortinas e janelas ajuda na ventilação e reduz a necessidade de ar condicionado e ventiladores, além de manter o ar sempre renovado.

 

Ø  Quando o uso do ar condicionado for inevitável, o ideal é utilizá-lo evitando a conexão por longos períodos. Na função “timer”, deixar durante a noite por volta dos 23º, que mantém o ar numa temperatura agradável e não provoca esforço demasiado nos equipamentos.

 

Ø  Os equipamentos de ar condicionado também possuem selo PROCEL, e é interessante que isto seja observado na compra, sempre buscando aparelhos com selo A.

 

Ø  Manter os filtros do ar limpos também é uma ótima iniciativa de economia, pois assim o motor não se esforçará mais que o ideal.

Caso o tempo mude e chova ou ocorra temporal, os procedimentos de segurança devem ser também observados. Não faça reformas ou consertos elétricos nesses dias. Também não se aproxime, nem toque em fios elétricos, mesmo que estejam caídos e rompidos. Durante os momentos de chuva forte fique distante da rede elétrica, inclusive dentro de casa. Mantenha-se longe de portas e janelas metálicas, não tome banho quando estiver chovendo muito forte, nunca se abrigue embaixo de árvores e procure ficar dentro de casa ou no interior de um carro, principalmente quando houver incidência de raios.