Feriados em dias úteis devem impactar negativamente resultados do comércio

Com o novo ano  mais uma vez os empresários do comércio gaúcho devem ficar atentos à quantidade de feriados nos períodos de segunda a sexta-feira. De acordo com a Fecomércio-RS, o grande número de feriados em dias úteis tende a impactar negativamente nos resultados do varejo. Considerando datas do calendário nacional e estadual, serão ao todo 11 feriados (10 nacionais e 1 estadual) em dias úteis no decorrer de 2018 no Rio Grande do Sul.

De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, nos casos de feriados próximos ao final de semana parte da demanda local tende a ser absorvida por regiões com maior apelo turístico dentro do próprio Rio Grande do Sul. “Litoral e Serra são regiões que acabam sendo beneficiadas em virtude da atração de turistas, melhorando os resultados da hotelaria e do comércio dessas localidades. Por outro lado, o comércio e a hotelaria demais regiões sofrem com a alteração da rotina de trabalho das pessoas”, afirma o dirigente.

Para fazer frente a esse cenário, a Fecomércio-RS recomenda a adoção de estratégias que atraiam e fidelizem o consumidor como saída para evitar perdas significativas nos feriados. “A maior parte da queda de vendas nessas datas está relacionada à alteração da rotina das pessoas. Assim, é fundamental que as empresas consigam participar dessas mudanças, intensificando estratégias de aproximação com os clientes”, recomenda o presidente da Fecomércio-RS.

Segundo Bohn, é importante conhecer os hábitos de consumo dos clientes e ser criativo para ofertar produtos que eles possam usufruir em seus momentos de lazer e descanso. Entre as dicas está a de disponibilizar ferramentas como o comércio eletrônico e ampliar a divulgação de produtos e promoções em redes sociais. Para a Fecomércio-RS, essas são algumas medidas que podem auxiliar para mitigar os efeitos negativos dos feriados sobre a receita das empresas. Por fim o presidente da Fecomércio-RS ressaltou que “em 2018, a economia deve continuar o processo de recuperação. O consumo das famílias, por sua vez, vai continuar a dar o rimo da retomada. Assim, setores como comércio varejista e serviços voltados às famílias devem ser favorecidos.”

Feriados Estaduais em dias úteis
20 de setembro – (quinta-feira) – Revolução farroupilha

Feriados Nacionais em dias úteis
1 de janeiro – (segunda-feira) – Confraternização Universal
13 de fevereiro – (terça-feira) – Carnaval (não é feriado, mas acaba funcionando como em grande parte do Brasil)
30 de março – (sexta-feira) – Paixão de Cristo
1º de maio – (terça-feira) – Dia Mundial do Trabalho
31 de maio – (quinta-feira) – Corpus Christi
7 de setembro – (sexta-feira) – Independência do Brasil
12 de outubro – (sexta-feira) – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro – (sexta-feira) – Finados
15 de novembro – (quinta-feira) – Proclamação da República
25 de dezembro – (terça-feira) – Natal