Grupo de Ovinos Juntos para Competir encerra suas atividades 2017

No último  dia 15, o grupo de ovinos que é respaldado e organizado pelo Departamento Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, teve o seu encerramento do cronograma das atividades com confraternização na sede do Sindicato Rural.

Com o objetivo de qualificar tecnicamente os sistemas de criação de ovinos voltados para o incremento da produção, agregação de valores, otimização da renda, comercialização e colocação no mercado através da capacitação e gestão, a médica veterinária responsável pelo grupo, Luciane Müller Pedroso apresentou um resumo das atividades realizadas durante o ano. Como parte do cronograma foram executadas as seguintes práticas e capacitações:

Participações no ENCORTE-UFSM, VIII Seminário de Ovinocultura e Dia de Campo na Fazenda Alto das Figueiras em Encruzilhada do Sul; Cursos de manejo reprodutivo de ovinos e Terminação de Cordeiros.

Além destas atividades, os produtores receberam individualmente várias consultorias nas propriedades pelos instrutores do SEBRAE, como elaboração de calendário sanitário e reprodutivo, controle de verminose, diagnóstico de gestação, manejo nutricional, orientações sobre comercialização e orientação sobre seleção de animais.

Os produtores fizeram sua avaliação do cronograma desenvolvido, destacando de uma maneira geral a ampliação do conhecimento da criação, a melhoria da qualidade técnica na propriedade, a troca de conhecimento e a busca do profissionalismo na atividade.

O diretor da SMAP Diego Cruz enfatizou o apoio da secretaria ao grupo e a todas as práticas de fomento e programas que visem a qualificação, a renda e permanência no meio rural.

A continuidade do projeto por mais três anos conta com o apoio do Sindicato Rural que disponibiliza meios para a mobilização dos produtores e a infraestrutura para realização dos cursos. A Emater também é entidade participante na organização e orientação do grupo.

O retorno das atividades está previsto para final de fevereiro, quando será elaborado um novo cronograma, em decorrência das demandas dos produtores e da viabilização do projeto através do Sistema SEBRAE/SENAR/FARSUL.

Converse com a Fandango