Cachoeira terá atendimento especializado para deficiência visual

O Centro de Saúde Princesa do Jacuí, que será inaugurado às 11h desta sexta-feira (15) com o serviço de atendimento à gestantes de risco e serviço de fisioterapia, terá também um espaço destinado para o atendimento especializado de crianças de zero a 3 anos com deficiência visual. A proposta é oferecer um espaço de estimulação precoce, adequado e preparado para promover oportunidades, ações e recursos significativos para a criança, que despertem nela o desejo de atuar no meio.

A coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Denise Caspani, explica que atualmente o município de Cachoeira do Sul referencia seus pacientes para Pelotas, que fica a 300 quilômetros de distância. Hoje, quatro crianças com deficiência visual viajam constantemente para o Centro de Reabilitação Visual Louis Braille para receber tratamento. “A visão é o principal meio de aprendizagem na infância, portanto, uma criança com deficiência visual necessita de estimulação extra, tanto visual como global, o mais precocemente possível”, enfatiza Denise. Ela destaca ainda que o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas de problemas oculares e visuais são de suma importância para se manter uma boa qualidade visual e de vida da criança e adolescente.

O projeto “Um olhar do coração para a deficiência visual” terá uma sala de estimulação precoce funcionarána área térrea do INSS, antigo plantão 24 horas e contará com equipe de saúde da Secretaria Municipal da Saúde formada por fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação também está preparando uma sala de estimulação precoce com os profissionais da educação EMEI Pró-Infância Marisa Timm Sari, junto a sala de recurso multifuncional voltado à educação infantil.

Estimulação através de novas experiências

Denise Caspani explica que, para realizar a estimulação precoce das crianças com baixa visão ou cegas é necessário criar experiências agradáveis principalmente através de brincadeiras como forma de chamar sua atenção. “A sala terá muito material lúdico. Será estimulado o comportamento exploratório do ambiente, demonstrando onde a criança está, com quem está, onde irá, quais objetos estão no ambiente.Para isso serão utilizados brinquedos e objetos adaptados de acordo com as necessidades da criança”, explica.

A equipe também tera a missão de orientar os familiares de como utilizar esses recursos que possuem em suas residências, para que o faça e aumente o estímulo dado à criança.

O que mais terá no Centro de Saúde Princesa do Jacuí

– Atendimento especializado para gestantes de risco

Tem a proposta de oferecer um atendimento diferenciado às gestantes que tem risco de saúde para si ou o bebê. Elas serão encaminhadas pelos médicos da atenção básica sempre que diagnosticarem a necessidade.

– Centro de Reabilitação

Serviço de fisioterapia da Secretaria Municipal da Saúde que antes era prestado no Hospital da Liga agora está em novo endereço, oferecendo agora duas novas salas e um corredor para cinesioterapia (que são exercícios específicos para reabilitação de pacientes).