Servidor Estadual poderá fazer empréstimo do 13º em qualquer banco, diz secretário

O governo do Estado encaminhou, nesta terça-feira, à Assembleia Legislativa o projeto de lei que – se aprovado – permitirá aos servidores estaduais receberem o 13º salário de forma integral, por meio de empréstimo bancário. A expectativa do Piratini é para que a medida seja votada até o dia 19 de dezembro.

O secretário Fábio Branco, da Casa Civil, explicou que o empréstimo dependerá da escolha do servidor, que poderá fazer a transação em qualquer banco. O Estado, de acordo com Branco, se compromete a custear a operação bancária, cobrindo juros de 1,42% ao mês. O depósito será feito mensalmente a todos os servidores, em 12 parcelas, a partir de janeiro.

“O servidor será ressarcido do juros do empréstimo no mês subsequente em sua própria conta. Se encontrar outra facilidade (em outro banco que não seja o Banrisul) poderá escolher. É uma situação do próprio servidor e ele que vai resolver o problema”, disse o secretário, explicando que, devido a um aspecto da Legislação – o governo do Estado não pode fazer o empréstimo, por isso ficará a cargo do próprio funcionário.

De acordo com Branco, apesar do impacto dos juros do empréstimo aos cofres do governo, o custo benefício de possibilitar o servidor de receber de forma integral é ainda maior. O secretário evitou citar valores necessários para custear os empréstimos. No entanto, segundo fonte ligada à Fazenda, serão aplicados cerca de R$ 125 milhões na operação.

Para os próximos meses, o secretário destacou que o Piratini está confiante na adesão do Estado ao plano de recuperação fiscal e também na venda de ações do Banrisul. A operação ainda não tem data para ocorrer, mas Branco acredita que a comercialização deve ser finalizada no início de 2018.

 

fonte Rádio Guaíba