Laboratório de Referência Enológica retoma análise de uva e vinho depois de um ano paralisado

O Laboratório de Referência Enológica (Laren), vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), está retomando a partir deste mês as atividades de análise de vinhos e de derivados de uva e vinho. Ele é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem uma estrutura completa e moderna para análise, controle e fiscalização.

O Laren é o laboratório oficial para esses tipos de análises no Brasil e referência para os outros países do Mercosul. Ele é o único credenciado para realizar análise isotópica, que verifica se o açúcar oriundo do produto vem da uva ou se há adição de água em vinhos, prática proibida no Brasil.

“O laboratório analisa amostras de fiscalização oriundas de ações fiscais da Seapdr e do Mapa, realiza prestação de serviço para as empresas que visam o controle da qualidade dos seus produtos e analisa e emite certificados de produtos destinados à exportação para diversos países, inclusive outros continentes”, afirma a chefe da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Seapdr, Fabíola Boscaini Lopes.

O prazo para realização das análises e emissão de certificados é de 15 dias úteis. O custo varia de R$ 40 para análises básicas até R$ 600 para análises de importação. Entre as diversas análises realizadas pelo laboratório estão exame organoléptico, densidade, extrato seco, cinzas, grau alcoólico, açúcares totais, acidez total, acidez volátil, pH, sulfatos, anidrido sulfuroso total, cloretos, corantes, edulcorantes sintéticos, diglicosídeo de malvidina, isótopos estáveis de carbono, água exógena (razão isotópica do oxigênio), florizina, sorbitol, ácido sórbico e benzoico, metanol, ácido cítrico e conservantes, entre outras.

O Laren foi inaugurado em dezembro de 2001 e estava com as atividades de análise paralisadas desde 2019, quando encerrou o convênio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com o Estado. Ele é mantido com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fundovitis).

SERVIÇO

Endereço: Avenida da Vindima, 1.855, Caxias do Sul (RS)
Fone: (54) 3209-8070
E-mail: recepção-laren@agricultura.rs.gov.br

Converse com a Fandango