O prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, André Bessow, e do chefe de gabinete, Cleiton Santos, esteve em Porto Alegre nesta terça-feira, dia 23, onde foi recebido pelo secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Durante a reunião, foi confirmada a garantia de recurso para a realização da batimetria do Rio Jacuí, no trecho compreendido entre o Terminal Portuário de Santa Clara, em Triunfo, e a Ponte-Barragem do Fandango, em Cachoeira do Sul.
A batimetria é fundamental para avaliar as condições de navegabilidade do rio, identificar profundidade e subsidiar ações de planejamento para a retomada do transporte hidroviário, considerado estratégico para o escoamento da produção local e regional. Atualmente, Cachoeira do Sul é o ponto extremo da zona navegável do Rio Jacuí ao Centro do Estado, com grande demanda de cargas, como soja, madeira para a indústria de celulose, grãos, biodiesel, glicerina e produtos metal-mecânicos e minerais.
Durante o encontro, também foi destacado o investimento já realizado pelo Governo do Estado na estruturação do porto de Cachoeira do Sul, hoje inativo, mas com potencial para se tornar uma importante alternativa logística, reduzindo o trânsito pesado na BR-290 e no acesso ao Porto de Rio Grande. Apenas no transporte de madeira, a reativação da hidrovia poderia retirar cerca de 100 caminhões por dia das rodovias, conforme dados da empresa CMPC.
Para o prefeito Leandro Balardin, a confirmação do recurso para a batimetria representa um avanço importante. “A navegação pelo Rio Jacuí é um diferencial logístico para Cachoeira do Sul e para toda a região. Garantir esse estudo é o primeiro passo para retomarmos a hidrovia”, destacou.
Balardin disse que seguirá acompanhando o andamento do processo junto ao Governo do Estado, buscando avanços concretos na infraestrutura logística e no fortalecimento do papel estratégico de Cachoeira do Sul como pólo de escoamento da produção.

