Prefeito, vereadores e representantes da Vigilância Sanitária visitam Estação de Tratamento de Água
O prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, acompanhado dos vereadores Edimar Garcia, Magaiver Dias e Mariana Carlos e de representantes das vigilâncias sanitárias municipal e estadual, visitaram, na tarde desta quinta-feira, 18, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan. O objetivo foi conhecer de perto os procedimentos para levar água potável aos imóveis e as adequações feitas na purificação depois da identificação da presença de algas no Rio Jacuí, onde a água é captada para tratamento.
“Mostramos todo o processo, desde a extração de água bruta no rio para ser enviada à ETA. Os procedimentos duram cerca de três horas, até a água passar por todas as etapas de tratamento. O prefeito e os vereadores, juntamente com as vigilâncias sanitárias, verificaram todo o processo, inclusive assistindo aos ensaios laboratoriais realizados em cada etapa, e entenderam por que a Corsan tem segurança de que a água cumpre todos os parâmetros de potabilidade”, explicou o gerente de relações institucionais da Companhia na Região Central, André Finamor.
Durante a visita, os técnicos da Corsan detalharam todas as fases tratamento, que incluem captação, coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Os profissionais da ETA demonstraram que o processo segue rigorosos padrões de controle, estabelecidos pelos órgãos de saúde, para que a água distribuída seja segura para o consumo.
