Obra expõe a extensão da cratera na Avenida Marcelo Gama
A cratera que abriu nas margens da Avenida Marcelo Gama – trecho urbano da BR-153 em Cachoeira do Sul – parece não ter fim. Esta é a conclusão desde que a empresa Neovia Engenharia, contratada pelo DNIT, trabalho no local. O buracão se formou no pátio de uma empresa, se alastrou e e levou por diante o asfalto do cruzamento com a Rua Barão do Viamão, acesso aos bairros Noêmia e Santa Terezinha.
Neesta segunda-feira (1º), duas escavadeiras hidráulicas eram utilizadas para retirar terra e a tubulação. O objetivo é o de verificar a extensão da infiltração que avançou rapidamente num período de 60 dias e, com as chuvas, foi preciso interromper o trânsito na rodovia.
A área onde a obra está sendo realizada está sinalizada com cones o que deixa a Marcelo Gama em meia pista, entre a Rua Barão do Viamão e o trevo do Bairro Cohab. O que mais chama atenção é quanto mais o maquinário trabalha na retirada de terra mais o buracão avança, o que significa comprometido do solo na região.
Não há, por enquanto, informação sobre o projeto da obra, que deverá se constituir na construção de uma nova galeria. A desconfiança que toda a canalização que atravessa a Marcelo Gama esteja comprometida pelo entupimento de terra e resíduos. Tanto que no lado oposto à cratera formou-se uma uma “lago negro” com uma água escura ocorreu devido à falta de escoamento da água da chuva e da canalização pluvial.
Fonte Cacau Moraes/O Correio