UFSM/Cachoeira recebe estação meteorológica de última geração em parceria com o INMET
A Universidade Federal de Santa Maria – campus Cachoeira do Sul acaba de conquistar um importante avanço para a região: a instalação de uma estação meteorológica automática de referência mundial, fruto de uma parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O equipamento, de última geração, possibilita o acesso público e gratuito a dados meteorológicos confiáveis em tempo quase real. As informações serão atualizadas de hora em hora e estarão disponíveis para toda a comunidade.
Com a nova estação, será possível monitorar com precisão indicadores como chuva, vento e temperatura, auxiliando não apenas pesquisadores e estudantes, mas também agricultores, profissionais da área ambiental, órgãos públicos e a população em geral.
As obras de construção da estrutura que vai abrigar a estação tiveram início nesta semana no campus da UFSM-Cachoeira do Sul, marcando o primeiro passo para a efetiva instalação do equipamento.
De acordo com o professor Ezequiel Saretta, do campus Cachoeira do Sul, a chegada da estação representa um marco para a região, pois fortalece a infraestrutura de monitoramento climático e amplia as condições de acesso a dados meteorológicos de extrema relevância tanto para a comunidade acadêmica da UFSM quanto para toda a população.