O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inaugurou, na quarta-feira, o Serviço Especializado de Saúde da Pessoa Idosa do Programa Saúde 60+ RS em Cachoeira do Sul. Na mesma solenidade, foi realizada a entrega de equipamentos para o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), adquiridos por meio do Programa Avançar Mais na Saúde, que busca qualificar a assistência hospitalar e ambulatorial em todo o Estado. A titular da SES, Arita Bergmann, participou do ato.
“A população tem tido, felizmente, uma expectativa de vida maior, e cerca de 20% da população do Rio Grande do Sul está acima de 60 anos. Nesta região não é diferente. Porém, entre os idosos, há aqueles que são classificados pelos protocolos como frágeis ou que apresentam alguma demência”, explicou Arita. Ela reforçou a importância da criação de um espaço exclusivo e especializado para idosos na região de Cachoeira do Sul.
O Saúde 60+ RS é um programa estratégico voltado ao atendimento ambulatorial especializado de pessoas com 60 anos ou mais, consideradas frágeis ou com diagnóstico de demência.
Com aporte mensal de R$ 120 mil do Estado, o centro de atendimento de Cachoeira do Suil será referência para os municípios da 8ª Coordenadoria Regional de Saíde. “Estamos inaugurando esse espaço como resultado de uma parceria entre o Estado, a prefeitura de Cachoeira do Sul e o HCB”, lembrou o prefeito Leandro Balardin.
Até o momento, 15 serviços foram habilitados e oito deles já estão em funcionamento. As unidades de Caxias do Sul, Tenente Portela, Marau, Lajeado, Panambi, Novo Hamburgo, Pelotas e Santiago já estão contribuindo para qualificar o cuidado na atenção primária, reduzir hospitalizações e diminuir as filas na atenção especializada. As demais unidades habilitadas estão em fase de implantação. A meta é implantar até 20 centros do Saúde 60+ RS em diferentes regiões do Estado até o final de 2026.

