A 13ª Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul já tem data e local definidos. Vai ser nos dias 22 e 23 de janeiro no município de São Borja, na Fronteira Oeste. A definição ocorreu na manhã desta terça-feira (02/12), em reunião híbrida da Câmara Setorial do Milho, que contou com a participação do secretário da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum.
A programação ainda está sendo fechada, mas no dia 22 de janeiro, a partir das 17h30, no Sindicato Rural de São Borja, vão ocorrer mesas redondas, painéis e palestras sobre tecnologia, irrigação, comercialização e prospecção do milho. No dia 23 de janeiro, estão previstas visitações a estações experimentais e a abertura oficial da colheita, que deve ocorrer por volta das 11h, na propriedade do produtor Andrei Sallet.
O evento é uma parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), com a prefeitura de São Borja e Grupo de Trabalho (GT) da Abertura da Colheita. O GT é composto pela Seapi, prefeitura de São Borja, Associação dos Produtores de Milho (Apromilho), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar), Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS), Sindicato Rural de São Borja e Instituto Rio Grande do Arroz (Irga).

