Mais de 1.300 jovens se inscreveram no Partiu Futuro – Reconstrução e as inscrições seguem abertas.Cachoeira tem 20 vagas
Menos de 24 horas após a abertura das inscrições, o programa Partiu Futuro Reconstrução já registrou interesse de 1.308 jovens. Ao todo, estão sendo ofertadas 2.785 vagas. As inscrições seguem abertas e podem ser feitas online até o dia 5 de dezembro.
Podem participar da iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), jovens que tenham entre 14 a 22 anos, sejam estudantes ou egressos da rede pública de ensino, estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), tenham sido afetados pelas enchentes de maio de 2024 ou que sejam moradores dos municípios do RS Seguro. Ainda, o candidato não pode possuir vínculo formal de emprego no momento da matrícula.
Os selecionados atuarão como aprendizes em órgãos públicos de 75 municípios, recebendo bolsa-auxílio de R$ 894,52, vale-alimentação de R$ 550 e vale-transporte, quando necessário, para uma jornada de 20 horas semanais. Além disso, terão acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar e todos os direitos garantidos pela CLT.
A convocação dos jovens e início das atividades estão previstos para janeiro de 2026.
O Partiu Futuro Reconstrução integra o Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite, criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.