Ícone do site Fandango 102.5 FM

Custo de vista torna os brasileiros mais cautelosos em compras, diz pesquisa

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

Estudo global “Consumer Outlook: Guide to 2026” indicou que 44% dos consumidores brasileiros adotam hábitos cautelosos ao fazer compras de casa. A pesquisa mostrou também que 34% dos entrevistados avaliam que a situação das compras domésticas está pior do que o observado em 2024.

Para os que enxergaram a piora nas compras domésticas, a principal causa foi o aumento do custo de vida (78%). A maior preocupação para os próximos seis meses é o aumento do preço dos alimentos (20%).

Apesar disso, quando questionados se acreditavam que estariam melhor no início de 2026 em comparação ao cenário atual, 65% dos entrevistados responderam “totalmente melhor”.

De acordo com o levantamento, a confiança das marcas que consomem está crescendo. O estudo mostrou que 76% dos respondentes consideram muito importante confiar na marca que comprou, enquanto apenas 24% consideram de alguma forma importante a confiança. Apenas 1% não se importam.

A pesquisa indicou que a construção de confiança dos consumidores nas marcas está atrelada à qualidade e consistência dos produtos para 66% dos entrevistados.

O Consumer Outlook: Guide to 2026 da NIQ (NielsenIQ) ouviu 19 mil consumidores em 27 países. A pesquisa foi realizada entre 10 de junho e 8 de julho de 2025.

 

 

 

Fonte O Sul

Sair da versão mobile