Ícone do site Fandango 102.5 FM

2026: Tecnologia, agronegócio e indústria impulsionam o mercado de trabalho no RS

Robert Half, líder global em recrutamento especializado, apresenta as principais tendências do mercado de trabalho no Rio Grande do Sul, para 2026, com base em dados do novo Guia Salarial. O estado vive um momento de diversificação econômica, com o agronegócio, a tecnologia e a indústria de transformação como motores de geração de emprego e investimento. A retomada industrial, os avanços em automação e a crescente demanda por inovação posicionam a região como um dos ecossistemas produtivos mais sólidos do país.

Setores mais aquecidos em 2026

Áreas e cargos mais demandados

As áreas de Tecnologia, Comercial, Supply Chain, Finanças e Projetos lideram as contratações em 2026. “A Reforma Tributária também aquece posições em Fiscal, Controladoria e Jurídico, com alta demanda por especialistas em compliance e integração de sistemas”, comenta Bruna Martins, especialista em recrutamento da Robert Half.

Cargos em destaque:

A revolução da Inteligência Artificial e o futuro do trabalho

A Inteligência Artificial avança de forma acelerada, impactando positivamente a produtividade em setores como agronegócio, indústria, saúde e serviços financeiros. A automação de tarefas repetitivas reduz cargas operacionais e abre espaço para funções analíticas e criativas.

As empresas que investem em upskilling (treinamento e desenvolvimento) conquistam vantagem competitiva. Além disso, habilidades comportamentais, como pensamento crítico, julgamento e adaptabilidade passam a ser diferenciais valorizados.

Reforma Tributária: novos desafios e oportunidades

A Reforma Tributária deve movimentar intensamente o mercado de trabalho em 2026. A demanda imediata é por especialistas fiscais, contábeis e tributários para projetos de adequação e compliance.

Há impacto esperado, também, nas áreas de controladoria, jurídico, pricing e TI, que ganham relevância, especialmente em projetos de integração de sistemas ERP e automação de apurações fiscais. Essa combinação cria oportunidades para consultores de transição e gestores de projeto atuarem em contratos temporários e estratégicos.

Tendências salariais e valorização de talentos

Profissionais de dados, IA e engenharia de software lideram a valorização salarial, refletindo a escassez de talentos qualificados. Também se destacam controllers e especialistas tributários experientes, fundamentais para as mudanças regulatórias de 2026.

Na logística, líderes de supply chain observam ganhos expressivos devido à complexidade das operações e à expansão das exportações gaúchas.

Confira aqui as perspectivas salariais para a região.

Panorama regional: emprego e crescimento

A disputa por talentos deve se intensificar em 2026, exigindo estratégias de retenção e políticas de employer branding mais robustas.

“O Rio Grande do Sul apresentou forte recuperação na geração de empregos formais em 2025, com saldos positivos consistentes ao longo do ano. Esse movimento reflete a retomada econômica e industrial, especialmente nas regiões de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vale dos Sinos e Rio Grande, onde a concentração de parques industriais e o agronegócio criam ecossistemas locais de fornecedores e novas oportunidades de trabalho”, encerra Bruna.

Metodologia Guia Salarial Robert Half
O Guia é publicado anualmente, refletindo as tendências de mercado mais recentes. Os salários e tendências se baseiam em vagas trabalhadas pela Robert Half e informações coletadas em salas de entrevista e contato direto com o mercado.

 

roberthalf@rpmacomunicacao.com.br

Sair da versão mobile