Ícone do site Fandango 102.5 FM

Secretaria Desenvolvimento Rural publica edital do Programa Forrageiras 2026

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tornou público o Edital de Chamada Pública para manifestações de interesse de entidades que desejam executar projetos de aquisição de sementes e/ou mudas forrageiras destinadas à formação de pastagens e produção de alimento conservado para a alimentação animal dos rebanhos de leite e de corte nas unidades de produção da agricultura familiar do Rio Grande do Sul.

O Programa Forrageiras integra o Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER/RS) e possibilita financiamento subsidiado, com bônus de adimplência de até 50%. A iniciativa compõe o projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Leite e da Pecuária Familiar – Programa de Sementes e Mudas Forrageiras, conforme previsto no Manual FEAPER 2025.

Além da manutenção de todas as qualificações introduzidas no Programa no último ano, esta nova edição ampliou o limite de valor do projeto para cada entidade de R$ 300 mil para R$ 400 mil.

Confira as informação da chamada deste ano: https://www.sdr.rs.gov.br/sementes-forrageiras

Objetivos do Programa 

O Programa Forrageiras busca, fomentar a aquisição de sementes e mudas de espécies forrageiras anuais e perenes, de inverno e verão, utilizadas na formação de pastagens, produção de silagem, feno ou pré-secado. Incentivar o uso de cereais de outono/inverno melhorados e adaptados, garantindo alimento de alta qualidade. E estimular a implantação de pastagens perenes, proporcionando estabilização da produção e oferta contínua de forragem.

Além de promover o uso de tecnologias adequadas para reduzir o vazio forrageiro e garantir alimentação qualificada ao longo de todo o ano. E estimular a intensificação sustentável da produção, com maior número de ciclos de cultivo, uso otimizado da terra, estruturação do solo e contribuição para a descarbonização ambiental.

Importância para o Estado 

De acordo com o coordenador do Programa Forrageiras, engenheiro agrônomo Jonas Wesz, a produção de leite formal no Estado envolve 29 mil produtores presentes em 451 municípios e, desse total, aproximadamente 95% são agricultores familiares. Já a pecuária de corte envolve cerca de 60 mil famílias de pecuaristas familiares.

“Dentro desse contexto, a alimentação animal baseada em pastagens cultivadas é um dos principais investimentos do produtor para garantir produtividade e qualidade. A inclusão de sementes de cereais de outono/inverno e espécies perenes, iniciada na edição passada, tornou o programa ainda mais completo, contemplando a totalidade de espécies adaptadas ao inverno e ao verão e focando, também, na produção de alimento conservado como forma de garantir a estabilidade na produção ao longo do ano”, destaca Wesz.

Para o Secretário da pasta, Vilson Covatti: “O Programa Forrageiras reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar. Estamos entregando um instrumento eficiente para que produtores de leite e de corte tenham condições de planejar e ampliar sua produção com segurança, qualidade e sustentabilidade. Esse programa é estratégico para a competitividade das nossas cadeias produtivas e para o desenvolvimento rural do Rio Grande do Sul.”
Cronograma previsto – 2026 

Manifestações de interesse das entidades: Até dia 05 de dezembro de 2025

Elaboração dos projetos: Janeiro e fevereiro de 2026

Contratação – BADESUL:  Fevereiro a março de 2026

Prestação de contas física e financeira:  Até 240 dias após a emissão do contrato

Prestação de contas técnica / conclusão do projeto:  Até 180 dias após a execução do projeto

Pagamento do financiamento (parcela única com bônus adimplência de 50%):  28 de fevereiro de 2027
Pedidos e Operacionalização do Programa  

Os agricultores interessados devem procurar sua entidade representativa (sindicatos, cooperativas ou associações). A entidade será responsável por levantar a demanda e acessar o Programa mediante seu CNPJ.

Para participar, a entidade deve enviar um Ofício de Manifestação de Interesse (modelo disponível no Anexo I do Edital) ao Departamento de Agricultura e Pecuária Familiar (DAFA/SDR), exclusivamente pelo e-mail: leitegaucho@sdr.rs.gov.br.

Após a análise das demandas e disponibilidade de recursos, a SDR encaminhará autorização para elaboração dos projetos à EMATER, responsável pela elaboração técnica.

 

Elaboração dos projetos 

A EMATER, em conjunto com a entidade beneficiária, elaborará o projeto e organizará toda a documentação para execução do programa.

 

Sair da versão mobile