Semeadura de Arroz no RS atinge 69,61% de área em todo Estado » Fandango 102.5 FM

Semeadura de Arroz no RS atinge 69,61% de área em todo Estado

O relatório atualizado pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz, aponta que nesta quinta-feira (30/10), os índices de semeadura de arroz no Estado do Rio Grande do Sul, apontam 640.487 hectares já semeados, dos 920.081 ha de área de intenção, o que representa 69,61%.
Semeadura de Arroz no RS
Conforme relatório, em todo o Estado, já foram semeados 69,61% da intenção total de 920.081 hectares – Foto: Dater | IRGA
Como destaque, ainda segue a Região da Zona Sul, que se aproxima cada vez mais da finalização da semeadura, já estando com 95,69% da intenção, ou seja, 149.801 hectares semeados.
As demais regiões seguem em um avanço contínuo, de forma gradual. Na Região da Campanha, são 91.518 hectares, representando 67,47% da intenção de semeadura, já na Planície Costeira Interna, o levantamento aponta, 75,61%, registrando 106.211 hectares semeados, enquanto na Planície Costeira Externa, são 55.068 hectares semeados, ou seja, 58,04% da área de intenção.
Semeadura de Arroz no RS
A Região da Fronteira Oeste é uma das principais, com maior número de área cultivada com arroz e apresenta 71,70% semeado – Foto: Dater | IRGA
A região com menor percentual é a Região Central, com 35,51%, o que representa 42.985 hectares semeados. Um avanço significativo, foi o trabalho realizado na Região da Fronteira Oeste, que vinha com baixos índices devido às condições climáticas, e que nas últimas semanas, conseguiu avançar sua semeadura. Conforme relatório, a região com uma das principais áreas de cultivo de arroz no Estado, apresenta 194.904 hectares semeados, o que representa 71,70% da intenção.
Semeadura de Arroz no RS
A Região da Fronteira Oeste é uma das principais, com maior número de área cultivada com arroz e apresenta 71,70% semeado – Foto: Dater | IRGA
O Gerente da Dater, Luiz Fernando Siqueira, destaca que a expectativa é o próximo levantamento, registrar o encerramento de semeadura na primeira região, “a Zona Sul segue liderando a semeadura, muito devido às boas condições climáticas, que permitiram boas janelas”. O Engenheiro Agrônomo, também avalia as outras regiões, “estamos ainda em um período favorável para a semeadura e acreditamos que os trabalhos seguem avançando de forma positiva. As chuvas recentes em algumas regiões, como na PCI, permitirá agora, que haja uma emergência uniforme, facilitando o manejo inicial da lavoura. Além disso, o avanço na Fronteira Oeste, após alguns atrasos, também é favorável para a semeadura como um todo, já que representa um impacto significativo para a orizicultura gaúcha”, pontua Siqueira.
O IRGA segue monitorando os trabalhos de semeadura de arroz em todo o Estado do Rio Grande do Sul, visando acompanhar o cenário da safra e a prospecção de toda a cadeia orizícola.
Semeadura de Arroz no RS
Mapa mostra a evolução da semeadura no Rio Grande do Sul, já são 640.487 hectares em todo o Estado – Foto: Daniel Tavares
Olá Radio Fandango