A reitora eleita da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), professora Martha Adaime, e o vice-reitor eleito, professor Tiago Marchesan, anunciaram novos integrantes que comporão a equipe da gestão 2026–2029. A definição dos nomes marca mais uma etapa do processo de transição iniciado em 15 de outubro, após a eleição consultiva realizada em 25 de junho de 2025, quando a chapa foi escolhida pela comunidade universitária.
Estrutura do Gabinete e das Pró-Reitorias Administrativas
Entre os primeiros nomes confirmados estão o professor Flavi F. Lisboa Filho, que assumirá a chefia de gabinete da Reitoria; a professora Isis Portolan dos Santos, como assessora do gabinete; e a administradora Daniele Rizzetti, que ficará à frente da secretaria do gabinete.
Nas pró-reitorias administrativas, foram anunciados:
O processo de transição segue até a nomeação oficial da professora Martha Adaime pelo Ministério da Educação, prevista para ocorrer até 24 de dezembro de 2025.
Pró-Reitorias Acadêmicas
Na área acadêmica, foram definidos os nomes que estarão à frente das pró-reitorias de graduação, pesquisa e pós-graduação, extensão, inovação e assuntos estudantis.
Professora Cristina Wayne Nogueira permanece no cargo. É professora titular da UFSM e bolsista de produtividade 1A do CNPq, reconhecida por sua trajetória acadêmica e contribuição à pesquisa institucional.
Professor Daniel Bernardon seguirá como titular. É professor titular da UFSM, bolsista de produtividade em pesquisa (PQ-2/CNPq), IEEE Senior Member e membro do Comitê de Assessoramento de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da FAPERGS.
A professora Milena Freire de Oliveira-Cruz assumirá a titularidade. Docente do Departamento de Ciências da Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Gênero e Desigualdades” (UFSM/CNPq) e doutora em Comunicação pela UFSM, com estágio sanduíche no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
A técnica em assuntos educacionais Jaciele Sell será a nova titular. Doutora, mestre e graduada em Geografia, Jaciele teve papel fundamental na conquista da certificação dos Geoparques Quarta Colônia e Caçapava junto à UNESCO e na aprovação da Política de Promoção da Igualdade de Gênero da UFSM.
A professora Claudia Barin assume a pró-reitoria. Graduada em Química Industrial e mestre em Química pela UFSM, doutora em Ciências pela USP, é professora associada IV do Departamento de Química e atua também no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do CTISM, além de coordenar o PIBID Química UFSM.
A composição das novas pró-reitorias evidencia o compromisso da futura gestão com a valorização da trajetória acadêmica, a promoção da diversidade e o fortalecimento da integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação na UFSM.

