Ícone do site Fandango 102.5 FM

Secretaria da Agricultura reorganiza serviço de defesa e vigilância sanitária animal

Em instrução normativa publicada na sexta-feira (10/10), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) reorganizou seu serviço de defesa e vigilância sanitária animal.

IN 09/2025 redistribui as Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDAs) e os Escritórios de Defesa Agropecuária (EDAs), convertendo algumas inspetorias em escritórios, assim como alguns escritórios em inspetorias. Também houve alteração da IDA de referência de alguns escritórios, e mudança tanto da IDA quanto da Supervisão Regional de referência para outros.

Tanto as inspetorias quanto os escritórios prestam os mesmos serviços administrativos de atendimento ao público. A diferença é que as inspetorias contam com a coordenação permanente de um médico veterinário do serviço oficial, enquanto que, nos escritórios, os médicos veterinários responsáveis cumprem expediente periódico para acompanhamento dessas unidades, mediante um cronograma de atividades.

A reestruturação teve como base os relatórios de auditoria QUALI-SV do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), promovendo a modernização administrativa e funcional do Departamento de Defesa e Vigilância Sanitária Animal (DDA/Seapi). Também foi considerado o momento atual de recursos humanos da pasta, com as recentes e iminentes aposentadorias de servidores, somadas às dificuldades de reposição de cargos devido à necessidade de concursos públicos.

Alterações nas Inspetorias e Escritórios de Defesa Agropecuária

Inspetorias que foram convertidas em Escritórios: Aceguá, Candiota, São Marcos, Machadinho, Planalto, Barra do Guarita, Alpestre e Entre-Ijuís.

Escritórios que viraram Inspetorias: Santana da Boa Vista, Anta Gorda, Palmitinho, Rondinha, Chapada, Novo Hamburgo, Triunfo e Candelária.

Escritórios com novas Inspetorias de referência (entre parêntesis):

Escritórios com novas Inspetorias e Supervisões Regionais de referência: Muliterno (Ibiraiaras) e Santa Cecília do Sul (Lagoa Vermelha), ambos agora vinculados à Supervisão Regional de Lagoa Vermelha.

Sair da versão mobile