Ícone do site Fandango 102.5 FM

MEC deve definir mais uma etapa dos novos cursos de medicina nesta sexta-feira

O Ministério da Educação divulgará, nesta sexta-feira (10), o resultado do edital que definirá quais cidades brasileiras serão contempladas com novos cursos de Medicina. O Rio Grande do Sul tem 19 municípios na disputa, e Cachoeira do Sul figura entre os concorrentes.

O edital integra a expansão do Programa Mais Médicos, iniciativa voltada a reduzir a carência de profissionais de saúde nas regiões do interior.

No caso de Cachoeira do Sul, há dois projetos: um da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e outro da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Ambas instituições de reconhecida tradição acadêmica e experiência consolidada na área da saúde.

Cachoeira dispõe de um hospital de médio porte, o Hospital de Caridade e Beneficência, referência regional em atendimento hospitalar, além de uma rede de unidades básicas de saúde aptas a servir de campo de estágio.

Caso confirmada, a instalação do curso deverá impactar diretamente a economia local, gerar empregos, atrair estudantes e qualificar os serviços de saúde, pela presença de docentes, estagiários e futuros profissionais atuando em parceria com o SUS.

O MEC também pondera critérios de distribuição geográfica e índices de carência médica comprovada. Nesse ponto, localidades mais distantes dos grandes centros universitários podem levar vantagem, justamente por atenderem a regiões mais desassistidas.

Sair da versão mobile