Queda na cobertura vacinal do RS é debatida em audiência pública na Assembléia » Fandango 102.5 FM

Queda na cobertura vacinal do RS é debatida em audiência pública na Assembléia

“Os adultos não se vacinarem já é um grande erro, imagine não vacinar as nossas crianças”. A afirmação do deputado Valdeci Oliveira (PT) abriu audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, realizada na manhã desta quarta-feira (17). Proposta pelo parlamentar, a reunião teve o objetivo de debater a queda na cobertura vacinal e as medidas a serem adotadas para a conscientização da importância e o avanço nas metas de imunização no Rio Grande do Sul.

O deputado Valdeci Oliveira disse que nos últimos 50 anos, as vacinas desempenharam um papel central na redução da mortalidade infantil em 40% a partir das imunizações. “Desde 1974, as vacinas evitaram 154 milhões de mortes em todo o mundo, 95% delas entre crianças menores de 5 anos”, destacou. Ainda conforme Valdeci Oliveira, até maio deste ano o Governo do Estado afirmou que 82% dos hospitalizados e 78% dos mortos não estavam vacinados. A cobertura vacinal entre grupos prioritários é de apenas 49,4%, enquanto a meta é 90%. “A cobertura entre os grupos prioritários segue muito abaixo da meta de 90%. Até o momento, apenas 49,4% dos públicos prioritários (idosos, crianças pequenas e gestantes) receberam a dose anual”, reforçou. Segundo o parlamentar, o quadro seria fruto da irresponsabilidade de setores da sociedade que se utilizam do discurso do negacionismo contra a ciência para ganhos políticos. “Temos que fazer o debate, disputar as narrativas e esclarecer e conscientizar sempre que necessário a população”, sustentou.

A presidente do Conselho de Saúde do Estado, Inara Ruas, confirmou a diminuição da cobertura vacinal para Influenza e Covid e o aumento das síndromes respiratórias graves, internações e óbitos pelas duas causas. Ela informou que há falta de vacinas para Covid nos postos de saúde de Porto Alegre, e criticou o Governo Federal pelo envio de poucas doses para o Estado. “Vacinar é um ato político, é um ato de cidadania e devemos vacinar. Temos que acreditar na ciência e não em boatos e fake News”.

O vereador Alexandre Bublitz (PT), que é médico pediatra, relatou ter visto muitos pacientes e colegas perdendo a vida para a covid e também confirmou a queda na taxa de vacinação. Atribuiu os boatos criados pelo governo Bolsonaro ao enfraquecimento na vacinação. “Felizmente houve uma mudança de postura com o governo Lula e a gente está voltando a aumentar a vacinação geral, mas ainda assim é muito comum as famílias não efetuarem agumas vacinas específicas como a da Covid e a do HPV, por preconceito”, relatou. A quebra da cobertura vacinal, acrescentou o vereador, tem feito voltar a incidência de doenças como o sarampo. De outra parte, acrescentou que idosos têm adoecido e morrido por não ter se vacinado contra a gripe. “Temos uma luta gigantesca, e muitas questões culturais, mas a gente pode vencer isso com políticas públicas”, defendeu.

O deputado Valdeci Oliveira concluiu o encontro colocando a comissão à disposição para divulgação das campanhas de vacinação e na conscientização da população para a importância da imunização de crianças e adultos.

Fonte Assembleia Legislativa
Olá Radio Fandango