Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UFSM realizam atividade extensionista em escola estadual de Cachoeira
Na última semana, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM – Campus Cachoeira do Sul desenvolveram uma atividade de extensão na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Vicente da Fontoura. A ação integrou o diagnóstico inicial do projeto “Práticas Extensionistas em Projeto V: Arquitetura escolar em foco (064524)”, vinculado à disciplina Projeto V, ministrada pelos professores Diego Machado e Laline Cenci.
A proposta buscou reunir levantamentos, análises e registros que servirão de base para orientar as próximas etapas de estudo e proposição de um anteprojeto de arquitetura escolar. O trabalho seguirá ao longo do semestre, com novas fases, sínteses e devolutivas à comunidade.
Para essa primeira etapa, a turma foi organizada em seis frentes de atuação:
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Grupo 1: realizou levantamento historiográfico sobre o impacto das pedagogias nos espaços, produziu dossiê ilustrado, linha do tempo e quadro “pedagogia × implicações espaciais”, além de curadoria de plantas e fotos antigas com referências;
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Grupo 2: executou levantamento físico-espacial com visita técnica, medidas e topografia simplificada, gerando plantas, cortes, fachadas, quadro de áreas e maquete física, além de fornecer dados para o modelo 3D; -
Grupo 3: mapeou o programa existente, comparou-o às diretrizes da FDE para evidenciar lacunas e impactos, elaborou fluxogramas do fluxo atual e ideal e uma matriz de relações, apoiando a setorização das maquetes;
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Grupo 4: realizou registro fotográfico completo com georreferenciamento, identificação padronizada e pacotes “antes/depois”, além de organizar imagens históricas;

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Grupo 5: desenvolveu a maquete digital da preexistência e entorno (com layers), produziu vistas, cortes 3D e isométricas, estudos de sombra e mapa de alturas, integrando-se aos dados dimensionais do Grupo 2;
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Grupo 6: elaborou e aplicou questionários qualitativos e quantitativos junto a estudantes, docentes e gestores, investigando experiência de uso, flexibilidade, infraestrutura, acessibilidade e conforto ambiental, com síntese dos resultados em gráficos.
Com a conclusão desta fase, as informações coletadas serão consolidadas para direcionar os estudos subsequentes. As etapas seguintes ocorrerão até o final do semestre, quando os resultados finais serão apresentados à comunidade escolar.