A Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul vai homenagear a Banda Marcial Gonçalvense pela passagem de seus 60 anos, transcorridos no dia 13 de agosto. O Legislativo, por iniciativa do vereador Edimar Garcia, realizará uma sessão solene, às 19h, no próximo dia 25 no salão de atos do Colégio Marista Roque. A proposição teve aprovação unânime dos parlamentares.
A Banda Gonçalvense é uma das mais tradicionais bandas marciais do Rio Grande do Sul e responsável pela realização do Festival de Bandas Marciais e Musicais, que acontece tradicionalmente no mês de novembro em Cachoeira do Sul. É mantida por uma associação de ex-alunos do Colégio Marista Roque.
Além de promover anualmente o Festival Estadual de Bandas, a Banda Gonçalvense é reconhecida pela sua organização e por manter o projeto Banda para Todos, onde mantém uma Escola de Música, responsável pela formação de novos integrantes.
A criação da banda aconteceu no Ginásio Roque Gonçalves, que mais tarde passou a se chamar Colégio Marista Roque. A fundação se deu com 123 integrantes, tendo como organizadores Paulo Salzano Vieira da Cunha, João Carlos Cíceri e Francisco Bifano. Em 2018 teve sua atuação social e comunitária escolhida pelo Projeto Criança Esperança, da Rede Globo, o que motivou ainda mais seus componentes.

