Ícone do site Fandango 102.5 FM

Paraíso do Sul dá um passo importante na segurança alimentar

Aprovada recentemente, a nova lei e os decretos que reestruturam o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Paraíso do Sul marcam um avanço significativo para a saúde pública, o desenvolvimento econômico local e a valorização dos nossos produtores. A Lei nº 1804/2025 foi aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores e reestrutura o Serviço de Inspeção no Município. Nesta semana, o prefeito, Claiton Müller (Brittes), assinou os decretos 80 e 81/2025, que estrutura e regulamenta o serviço. Os documentos estão disponíveis no site da Prefeitura.

O SIM é responsável por garantir que os produtos de origem animal — como carnes, embutidos, ovos, pescado e leite e derivados — sejam produzidos com qualidade, segurança e dentro das normas sanitárias. Com a reestruturação, o serviço ganha mais eficiência, transparência e capacidade técnica para atender às demandas da comunidade e dos empreendedores locais.

O profissional que atua diretamente nesse processo é o médico veterinário, Rodrigo Heberle Gastmann. Ele é o coordenador municipal do SIM e  desempenha um papel essencial na inspeção e fiscalização dos estabelecimentos registrados. Seu trabalho assegura que os alimentos cheguem à mesa dos consumidores com procedência garantida, livres de riscos à saúde.

Conforme Gastmann, essa conquista representa um avanço significativo no desenvolvimento regional, permitindo que os produtos de origem animal procedentes dos municípios consorciados sejam reconhecidos pela qualidade e possam competir em igualdade de condições no mercado nacional. Ele explica que a nova mudança da Lei e dos Decretos segue o estabelecido pelo consórcio Intermunicipal da Região Centro – CIRC e que vem sendo adotado pelos municípios da região, permitindo avanços aos empreendimentos.

 

 

Fonte Ascom Prefeitura de Paraíso do Sul

Sair da versão mobile