O governo do Estado pagou, nesta sexta-feira (29/8), o sétimo lote dos recursos previstos pelo Programa Volta por Cima para famílias vítimas das chuvas intensas e enchentes no Rio Grande do Sul no período de 14 a 20 de junho de 2025. O benefício foi creditado no Cartão Cidadão de 227 famílias de onze municípios.
O valor do lote soma R$ 454 mil em apoio financeiro por parte do Executivo gaúcho, totalizando mais de RS 5,8 milhões em repasses nesta edição do programa. Foram destinados R$ 2 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas, de acordo com os seguintes critérios:
- ter sido desabrigada ou desalojada em razão das chuvas intensas e enchentes ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025, conforme Decreto 58.235/2025;
- residir em município com decreto de situação de emergência ou calamidade pública homologado pelo governo do Estado;
- ter sido identificada como moradora de área atingida a partir de mapeamento realizado pelo governo estadual;
- constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre, com atualização nos últimos 12 meses.
Para saber se foram contemplados com o benefício nos lotes já pagos, os cidadãos podem fazer a consulta pelo número do CPF no site do Volta por Cima.
O mapeamento de áreas atingidas está em constante atualização. Assim, famílias que cumpram os requisitos do programa e residam na mesma cidade podem receber o benefício em lotes diferentes.
Municípios com beneficiários no sétimo lote:
- Alvorada
- Arambaré
- Charqueadas
- Cruzeiro do Sul
- Espumoso
- Formigueiro
- Parobé
- São Sepé
- Taquara
- Taquari
- Vera Cruz

