Número de devoluções do INSS a vítimas de descontos chegam a quase 2 milhões em um mês
O INSS já emitiu o pagamento a 1.925.106 aposentados e pensionistas que têm direito ao ressarcimento de descontos indevidos.
O número é do último balanço de consulta dos descontos de entidades associativas na folha dos segurados divulgado pelo instituto nesta segunda-feira (25).
O pagamento da devolução começou em 24 de julho. Os valores que já passam de R 1 bilhão são pagos de forma integral, com correção pela inflação, diretamente na conta onde o segurado recebe o benefício.
Para isso, é preciso fazer a adesão ao acordo, por meio do aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios, de forma gratuita.
Até agora 2.548.8813 estão aptos a aderir ao acordo e receber os valores. Desses beneficiários, 1.953.689 (76,6%) já aderiram.
Outros 1.249.993 segurados foram contestados pelas entidades com documentação e aguardam análise.
Quem pode aderir ao acordo
- Beneficiários que contestaram descontos indevidos e não receberam resposta da entidade em até 15 dias úteis.
- Quem sofreu descontos entre março de 2020 e março de 2025.
- Beneficiários com processo na Justiça, desde que ainda não tenham recebido valores. Nesses casos, será necessário desistir da ação. O INSS pagará 5% de honorários advocatícios para ações individuais propostas antes de 23 de abril de 2025.
-
Como funciona o processo de adesão
1. Contestar o desconto indevido – É o primeiro passo. A contestação pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 ou agências dos Correios.
2. Aguardar resposta da entidade – Prazo de até 15 dias úteis.
Fonte R7