A Secretaria da Saúde deflagrou no último sábado (16/08), em três unidades da rede municipal, ações preventivas que promoveram 690 atendimentos aos usuários do SUS nos bairros Noêmia, Barcelos, Tupinambá e Ponche Verde. Somente na ESF Noêmia, 243 assistências foram prestadas nos turnos da manhã e tarde, incluindo aplicações de vacinas, revisões das carteiras de imunização, pesagens do Bolsa Família, coletas de exames ginecológicos, avaliações odontológicas e de psicologia, além de encaminhamentos para assistências oftalmológicas. “A adesão foi bastante positiva por parte das comunidades, o que estimula a secretaria a seguir flexibilizando as formas de acesso aos serviços de saúde, seja no horário noturno durante a semana ou através de ações descentralizadas nos finais de semana”, avaliou a titular da saúde, Camila Barreto.
Neste mesmo dia, na ESF Barcelos, 212 usuários da região e também os cadastrados na área da ESF Tupinambá foram atendidos pelas equipes de saúde com foco nos acompanhamentos previstos pelo Programa Bolsa Família, distribuição de vacinas, ações de pré-natal do grupo das gestantes e orientações às lactantes. Paralelamente, na ESF Ponche Verde, outros 235 atendimentos foram oferecidos, entre procedimentos ambulatoriais, vacinação, acompanhamentos do Bolsa Família e avaliações psicológicas.
ESF NOÊMIA
243 atendimentos
Coletas de exames preventivos – 15
Encaminhamentos à oftalmologia – 3
Pesagens Bolsa Família – 111
Análises de carteiras de vacinas – 61
Vacinação – 38
Avaliações odontológicas – 14
Avaliação psicológica – 01
ESF BARCELOS e ESF TUPINAMBÁ
212 atendimentos
Vacinação – 50
Grupo de gestantes – 08
Pesagens Bolsa Família – 154
ESF PONCHE VERDE
235 atendimentos
Assistências em saúde – 110 (coletas de exames, revisões de carteiras de vacinas, avaliações odontológicas, encaminhamentos às especialidades médicas)
Vacinação – 53
Pesagens Bolsa Família – 57
Avaliações psicológicas – 15
Assessoria de Imprensa SMS

