Ícone do site Fandango 102.5 FM

Leite anuncia pacote de incentivos para profissionais da educação e estudantes da Rede Estadual

O governador Eduardo Leite anunciou na  quarta-feira (13/8), em evento para cerca de 1.100 gestores das escolas da Rede Estadual, um conjunto inédito de programas de incentivo e valorização do trabalho dos profissionais da educação e de estímulo ao desempenho e frequência dos estudantes. As medidas fazem parte do Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha, que deve ser regulamentado e implementado a partir deste ano.

As ações estão divididas em duas frentes principais: reconhecimento dos profissionais da educação e premiação para estudantes. “Estamos vivendo uma jornada de transformações na educação gaúcha. Avançamos na infraestrutura das escolas, no suporte pedagógico e na valorização de alunos e professores, e agora damos mais um passo com um programa de reconhecimento que trará uma série de incentivos para estimular resultados e boas práticas. É uma mobilização conjunta para qualificar nosso ensino e preparar os jovens do Rio Grande do Sul para o futuro”, destacou Eduardo Leite.

“Quero agradecer profundamente a cada professor, professora e equipe diretiva pelo que fazem pela educação do nosso Estado. Sei das dificuldades e desafios, mas também sei do empenho, da dedicação e da persistência que vocês demonstram todos os dias. É graças a esse compromisso que conseguimos transformar vidas, comunidades e, juntos, construir um futuro melhor para o Rio Grande do Sul”, completou o governador.

Para Leite, “o objetivo não é reconhecer apenas quem alcançar 100% das metas, mas também valorizar todos que demonstrarem evolução nos resultados. Se a escola avançar, mesmo sem atingir a meta final, esse esforço será recompensado de forma proporcional. Queremos estimular a melhoria contínua, tanto no desempenho nas avaliações quanto na ampliação da frequência dos estudantes, porque cada passo à frente é fundamental para fortalecer a educação gaúcha”.

Leite detalhou os programas para os dirigentes de escolas estaduais em evento em Novo Hamburgo – Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

 

Segundo a secretária da Educação, Raquel Teixeira, as medidas valorizam o esforço da Rede Estadual, que nos últimos anos têm trabalhado com dados e evidências, direcionando ações pedagógicas de forma mais assertiva, buscando reduzir desigualdades e garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade.

“Passamos um dia inteiro ouvindo, debatendo e aprendendo com especialistas e diretores sobre nosso sistema de governança. Ele é robusto e vai ajudar nossas escolas a avançar na aprendizagem. Quando o diretor se empenha, quando o professor dedica horas ao ensino, e o estudante se compromete, o resultado vem. E o resultado merece incentivo. Este programa de reconhecimento traduz em ação algo que sempre defendemos: valorizar e estimular o esforço na educação”, enfatizou a secretária.

Incentivo e valorização dos profissionais da educação e de estímulo ao desempenho e frequência  dos alunos

Para profissionais da educação

Para estudantes

Saeb e Saers

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação tem como objetivo medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas e privadas de todo o país, por meio do desempenho dos estudantes em provas padronizadas. O Saeb é também uma das bases para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da educação brasileira.

Em 2025, o Saeb será aplicado em turmas do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Serão ministradas provas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, nesta edição, em parte das turmas do 5º e 9º anos, também serão avaliados conhecimentos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A avaliação é realizada a cada dois anos, e o último Saeb foi realizado em 2023. A participação dos estudantes do 3º ano subiu de 44% em 2021 para 75% em 2023. No 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental, o percentual de participação, na última edição, foi de 90% e 84%, respectivamente. Naquele ano, no Rio Grande do Sul, mais de 132 mil estudantes de escolas estaduais participaram das provas.

Posicionar o ensino público gaúcho entre os três melhores do país — no topo do Ideb — é um dos objetivos da Agenda da Educação 2025-2035, apresentada em fevereiro deste ano. O documento propõe o aprimoramento da qualidade da educação no Estado, estabelecendo diversas ações e metas para os próximos dez anos.

Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), criado em 2005, é um diagnóstico anual que avalia o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Rede Estadual, com foco nas competências e habilidades de Português e Matemática. Além de medir o conhecimento dos estudantes nessas áreas, os resultados servem como critério para calcular o Índice Municipal da Educação do RS (Imers). O indicador influencia o repasse do ICMS aos municípios gaúchos, sendo uma forma de incentivar a melhoria contínua da educação pública.

 

Sair da versão mobile