Federação Unimed/RS entrega botes motorizados e drones a Bombeiros. Quartel de Cachoeira é contemplado
O Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS, por meio do Instituto Unimed/RS, reafirmou nesta quinta-feira, 7 de agosto, seu compromisso com o cuidado, a segurança e o bem-estar das comunidades gaúchas, ao promover a entrega de conjuntos de botes motorizados e drones para corporações de bombeiros do Rio Grande do Sul.
A ação integrou a campanha “RS em Emergência”, criada pela Unimed/RS durante as enchentes de maio de 2024, a fim de ampliar o suporte em momentos de crise climática e reforçar o apoio às áreas mais vulneráveis do estado.
A solenidade, realizada no Palácio Piratini, contou com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e de lideranças do Sistema Unimed, incluindo o presidente da Unimed Operadora/RS e vice-presidente da Federação/RS, Jorge Martines, o diretor administrativo da Unimed Federação/RS, Valter Heinz, e o diretor executivo da Unimed Federação/RS, Geison Tremea. Também participaram o secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Douglas da Rosa Soares, o subcomandante-geral do CBMRS, coronel Ricardo Mattei Santos, a diretora do departamento de Gestão dos Hospitais Estaduais da secretaria da Saúde, Maria Letícia Ikeda, além de dirigentes de Unimeds Singulares e da Central de Serviços, com a presença do Gerente Geral da Unimed Centro/RS, Gilson Marques e o Encarregado de Comunicação e Marketing, Alan Kegler.
Um propósito central os uniu: fortalecer a capacidade das corporações de bombeiros em salvar vidas, com equipamentos modernos e essenciais. “Hoje, celebramos a força da união e da solidariedade”, disse o governador Eduardo Leite, em seu discurso. “A Unimed demonstra, mais uma vez, que seu compromisso vai além da saúde. Estes equipamentos não são apenas ferramentas de trabalho; são símbolos de esperança e segurança em momentos críticos”, observou Leite.
Por sua vez, o vice-presidente da Federação/RS, Jorge Martines, destacou o papel do cooperativismo no apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul. “O Sistema Unimed-RS reafirma, com este gesto, seu compromisso com a sociedade gaúcha. Seguiremos juntos, cuidando uns dos outros e mostrando que, unidos, podemos superar qualquer desafio. Esse é o Jeito de Cuidar Unimed”, destacou Martines em sua manifestação.
Municípios beneficiados
Durante a solenidade, foram entregues botes motorizados e drones aos batalhões de bombeiros das cidades de Canoas, Pelotas e Lajeado, regiões representadas pelas Unimeds Central de Serviços, Pelotas e VTRP, respectivamente. Nas próximas semanas, outras corporações de Bombeiros nas cidades de Porto Alegre, São Leopoldo, Rio Grande, Cachoeira do Sul, Montenegro, Encantado e Caxias do Sul também receberão os equipamentos.
Presença de lideranças Unimed: vozes do cooperativismo
Ao lado dos dirigentes da Unimed Federação/RS, o evento reuniu lideranças das Unimeds que atuam em áreas contempladas pelas doações aos Bombeiros. Entre os presentes estiveram o diretor administrativo-financeiro da Central de Serviços, Luiz Carlos Colle Thomé, o presidente da Unimed Litoral Sul, José Carlos dos Santos, o diretor da Unimed POA, Marcelo Junges Hartmann, além dos representantes das Unimeds Vale do Sinos, Flávio da Rocha, e Centro/RS, Gilson Marques.
Para o presidente do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, o trabalho conjunto e o envolvimento da comunidade gaúcha foram cruciais para concretizar a ação. “Foi a união que tornou possível toda essa mobilização. As mãos de cada equipe, de cada colaborador, juntas pela causa, mostram do que somos capazes quando temos um propósito comum”, declarou.
Entre a tecnologia e o salvamento
Botes e drones. Para muitos, podem parecer apenas equipamentos. Mas, nas mãos das corporações de bombeiros, especialmente diante de desastres climáticos e emergências, tornam-se verdadeiras extensões da capacidade humana de proteger e resgatar.
Os botes e motores de popa com reboque, projetados para enfrentar cenários extremos como enchentes e alagamentos, são a resposta para dezenas de comunidades que convivem com o impacto das mudanças climáticas. As águas que invadem casas, destroem plantações e isolam moradores, rapidamente se tornam o campo de ação desses equipamentos.
Já os drones, munidos de câmera térmica, são capazes de realizar operações noturnas, ampliando a visão das equipes de resgate com agilidade e precisão. Com eles, torna-se possível monitorar áreas de difícil acesso, localizar sobreviventes em terrenos inóspitos e planejar ações de salvamento.
“Esses equipamentos não representam apenas inovação; eles são esperança para as famílias que dependem da atuação dos bombeiros em momentos de vulnerabilidade”, avaliou Nilson Luiz May, presidente da Federação Unimed/RS.
O secretário de Segurança Pública do RS, Sandro Caron, salientou a relevância da parceria na qualificação da atuação das forças de segurança. “Agradeço muito a Unimed Federação por esse importante investimento, dentro da ideia de tornar o nosso Rio Grande cada vez mais resiliente. A segurança pública gaúcha sai mais forte a partir de hoje”, afirmou.
O espírito do RS em Emergência
A entrega dos equipamentos, inserida no contexto das ações da campanha RS em Emergência, consolida uma série de respostas coordenadas pela Unimed/RS e Unimeds Singulares, como a Unimed Centro/RS, diante às enchentes do ano passado – quando o estado enfrentou um cenário devastador: 478 municípios atingidos, 442 mil pessoas desalojadas e quase 200 vidas perdidas.
Diante da catástrofe, o Sistema Unimed-RS mobilizou mais de R$ 10 milhões, que foram transformados em assistência concreta para as comunidades mais afetadas: 173 mil litros de água; 12 mil cobertores; 11 mil medicamentos; 8 toneladas de alimentos, entre outros insumos essenciais, os quais se somaram à disponibilização gratuita de um plantão de telemedicina para a população em geral, atendendo nas especialidades de clínica médica, pediatria e psicologia.
Ao todo, mais de 4.500 profissionais, entre médicos, voluntários e colaboradores, participaram das iniciativas, personificando o espírito do cooperativismo em tempos de crise. “Quando agimos juntos, transformamos palavras em ações e ações em vidas salvas. Essa é a essência do Sistema Unimed”, declarou Geison Tremea, diretor executivo da Unimed Federação/RS.
Além da saúde
O evento no Palácio Piratini não foi apenas uma cerimônia de entrega. Foi, acima de tudo, um lembrete de que o cooperativismo encontra sua força na conexão entre pessoas e na dedicação a causas maiores. Enquanto os equipamentos eram exibidos em frente à sede do Executivo gaúcho, era impossível não perceber a força simbólica daquele momento: instituições públicas e privadas unidas pelo bem comum, reforçando que a solidariedade é o maior legado de qualquer organização