Projeto da UFSM/Cachoeira promove oficina sobre hortas urbanas e escolares no 43º SEURS
A UFSM – Cachoeira do Sul esteve representada no 43º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), realizado de 22 a 25 de julho de 2025, no campus da UDESC, em Lages (SC). O evento contou com a participação de estudantes e docentes do projeto de extensão Educação Sustentável Integrada: Semear Conhecimento para Transformar Realidades, com a oficina intitulada “Hortas Urbanas e Escolares como Estratégias de Justiça Socioambiental: Saberes, Sustentabilidade e Autonomia”.
A atividade foi conduzida pelas acadêmicas Vanessa da Silva Dorneles (Engenharia Agrícola), Wanderléia dos Santos Jobim (Arquitetura e Urbanismo) e Vanessa Storgatto Lima (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agrobiologia), sob a coordenação das professoras Mariana Vieira Coronas e Viviane Dal Souto Frescura.
A proposta foi uma das selecionadas por meio de chamada pública interna da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (Edital 046/2025-PRE), e teve como objetivo promover a reflexão crítica e o engajamento prático em torno das hortas como ferramentas de transformação social, sustentabilidade ambiental e promoção da soberania alimentar.
Com uma abordagem teórico-prática, a oficina envolveu o cultivo de mudas em recipientes reutilizáveis, como garrafas PET, e apresentou fundamentos ecológicos, nutricionais e sociais relacionados à agricultura urbana. Entre os destaques da atividade esteve a confecção de vasos autoirrigáveis, utilizando materiais simples e acessíveis, como tecido absorvente e garrafas plásticas, oferecendo uma solução prática e sustentável para o cultivo de plantas em pequenos espaços.
A oficina dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2, 3, 4, 11 e 12), além de reforçar o papel da extensão universitária no enfrentamento da sindemia global – obesidade, desnutrição e mudanças climáticas –, conforme apontado pela The Lancet Commission on Obesity (2019).
A participação no SEURS proporcionou uma rica troca de saberes e experiências com outras instituições da região Sul, fortalecendo o protagonismo estudantil e a formação cidadã dos(as) envolvidos(as). A experiência reafirma o compromisso da UFSM com a construção de territórios mais saudáveis, resilientes e ambientalmente justos.