Alistamento militar feminino teve mais de 2 mil inscrições no RS
O processo de alistamento militar voluntário feminino para meninas nascidas em 2007 teve 2.163 inscrições no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, foram 518 inscrições para 67 vagas no Exército; em Santa Maria, 254 para 39 do Exército e 20 para a FAB, e em Canoas, 185 inscrições para 15 vagas na FAB. As inscrições encerraram em 30 de junho.
As meninas vão concorrer em condição de igualdade dentro do alistamento e participar das mesmas funções que os homens, além de receber o mesmo salário e ter alojamento privativo. Elas irão servir, inicialmente, como soldado em unidades hospitalares, em colégios militares e no 3º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Porto Alegre.
Segundo o coronel Castro Freitas, chefe da Assessoria de Comunicação Social da 3ª Região Militar (RM), responsável pelo processo seletivo, no Exército a presença feminina representa 2% do efetivo a ser incorporado no ano que vem. Mas há uma intenção de, até 2030, chegar a 20%, aumentando para 500 meninas.
As mulheres já estão no Exército há mais de 30 anos, e a primeira turma começou em 1992. Outra maneira de servir é no serviço temporário, com concurso superior, e para sargentos com formação técnica.
A partir do alistamento de 2026, incorporado para 2027, haverá ampliação de vagas e municípios. Em Porto Alegre, serão 209 vagas, enquanto Santa Maria ficará com 118 vagas, além dos novos municípios, que serão incluídos no alistamento: Alegrete (35 vagas), Bagé (35 vagas), Santiago (40 vagas), Bento Gonçalves (35 vagas) e Santo Ângelo (30 vagas).
A seleção para o alistamento é composta por exame físico, entrevista e inspeções de saúde, que incluem exames clínicos e laboratoriais. O processo acontecerá entre os dias 6 a 17 de outubro. As candidatas que não comparecerem à seleção serão consideradas desistentes.
Fonte Correio do Povo