Ponte do Fandango: ‘Lideranças de Cachoeira’ querem do DNIT mais alternativas para travessia do Jacuí » Fandango 102.5 FM

Ponte do Fandango: ‘Lideranças de Cachoeira’ querem do DNIT mais alternativas para travessia do Jacuí

Em reunião realizada na sexta-feira (18), o presidente da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc), Rafael Quadros, e o prefeito Leandro Balardin discutiram estratégias para amenizar os impactos da interdição total da Ponte do Fandango, prevista para iniciar na segunda quinzena de setembro e se estender por aproximadamente cinco meses.

O encontro, que contou com a presença de empresários, representantes do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) e lideranças de entidades de classe, teve como foco principal a elaboração de um ofício coletivo com solicitações ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Entre os principais pedidos está a disponibilização de cinco balsas para garantir a travessia da população durante o período de bloqueio da ponte.

A proposta prevê duas balsas para caminhões, duas para carros e ônibus, e uma exclusiva para pedestres, todas operando gratuitamente, conforme já confirmado pelo DNIT. Também foi solicitado que a interrupção total da ponte ocorra apenas após a entrada em operação das balsas, para evitar o colapso da mobilidade urbana entre os dois lados do Rio Jacuí.

Outra sugestão debatida é a implantação de uma passarela lateral na própria Ponte do Fandango, para travessia de pedestres, além da utilização de um catamarã como alternativa de transporte de passageiros. A Cacisc também defende que o acesso às balsas e estruturas temporárias seja gratuito, com apoio do governo federal na construção dos acessos necessários.

Além da mobilidade, os participantes manifestaram preocupação com alagamentos recorrentes nas proximidades da ponte, na BR-153. Diante disso, será solicitada a elevação da rodovia no trecho afetado e a construção de uma nova drenagem, já que a estrada tem funcionado como uma espécie de barragem em épocas de chuvas intensas.

Todas as reivindicações serão encaminhadas formalmente ao Dnit e apresentadas em uma teleconferência marcada para o próximo dia 24 de julho. Estarão presentes o diretor-geral do órgão, Fabrício de Oliveira Galvão, o diretor regional no RS, Hiratan Pinheiro, e o chefe da unidade do Dnit em Santa Maria, João Carlos Tonetto.

Olá Radio Fandango