Ícone do site Fandango 102.5 FM

Dois candidatos disputam o cargo de Reitor e Vice da UFSM

Começou nesta terça-feira a disputa oficial pelo cargo de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A eleição deste ano coloca frente a frente dois velhos conhecidos do prédio da Reitoria: Martha Adaime, atual vice-reitora, e Felipe Müller, que comandou a instituição de 2009 a 2013.

A votação ocorrerá no dia 25 de junho, das 7h às 22h, em formato eletrônico. Estão aptos a votar todos os docentes e técnico-administrativos em educação da UFSM, além de estudantes regularmente matriculados em 2025, incluindo alunos de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e de educação a distância – o que totaliza 31,2 mil pessoas.

Os candidatos terão de 21 de maio até 24 de junho para angariar votos da comunidade acadêmica. Já a eleição está marcada para o dia 25 de junho. Na consulta, votam alunos, professores e técnicos-administrativos. Todos de forma online, com peso igual.

Após o período de recursos, de 26 de maio a 30 de junho, a comissão eleitoral encaminha os resultados para o Conselho Universitário (Consu), que elabora as listas tríplices para reitor e vice-reitor enviadas ao Ministério da Educação (MEC). É o órgão federal que nomeia os eleitos.

Nesta etapa, votam membros de três conselhos superiores: o Conselho Universitário, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho de Curadores.

Regras da campanha

A UFSM

 

 

Fonte Diário de Santa Maria

Sair da versão mobile