O Rio Grande do Sul sofrerá os efeitos de dois episódios de instabilidade com chuva durante a primeira metade desta semana com uma área de baixa pressão e uma frente fria.
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e o tempo estará instável no decorrer do dia em todas as regiões. A instabilidade sobre o estado se reforça com uma área de baixa pressão, o que vai resultar em chuva generalizada. A chuva em muitos locais do estado gaúcho será por vezes moderada a forte com trovoadas e não podem ser descartados temporais isolados de vento e granizo.
Na terça, a instabilidade cede no Rio Grande do Sul e o sol aparece com nuvens na maioria das regiões, embora ainda ocorram momentos de maior nebulosidade e talvez até com chance de precipitação leve em alguns pontos. Na quarta, sol e nuvens com períodos de nublado em várias regiões gaúchas, devendo chover em alguns pontos. Na quinta, com a aproximação de ar mais frio, aumento de nuvens e chuva em diversas regiões do Rio Grande do Sul, mas depois o tempo melhora.
Uma massa de ar frio vai ingressar no Sul do Basil na segunda metade desta semana, o que vai fazer com que o começo da primavera, que ocorre no dia 22 de setembro, seja marcado por temperatura baixa para a época do ano. O resfriamento será mais sentido no Rio Grande do Sul e Santa Catarina
As madrugadas mais frias no Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão as de sexta e do próximo fim de semana com probabilidade de marcas abaixo de zero em locais de maior altitude dos dois estados. Muitas cidades gaúchas e catarinenses terão mínimas ao redor ou inferiores a 5ºC, o que trará formação de geada no final desta semana em grande número de municípios, o que nesta época do ano é um risco mais grave para a agricultura.
Fonte Metsul https://metsul.com/dois-eventos-de-chuva-em-tres-dias-precedem-inicio-de-primavera-frio/ .

