Vinícola Aurora está lançando o azeite de oliva extra virgem

Azeite Pequenas Partilhas Notáveis Ibéricos é a nova aposta da Vinícola Aurora

Produto inédito é proveniente de Andaluzia (Espanha) e integra o portfólio da linha Pequenas Partilhas, que inclui quatro vinhos com variedades
emblemáticas da América do Sul e azeite de oliva chileno. Itens são comercializados em todo território brasileiro

É pensando na sinergia entre vinhos e azeites de oliva que a Vinícola Aurora está lançando o azeite de oliva extra virgem espanhol Pequenas Partilhas Notáveis Ibéricos, na versão de 500ml. O produto vem para complementar o portfólio, junto ao chileno Pequenas Partilhas Notáveis da América, que está no mercado desde 2017, em embalagens de 500ml e 15ml, e que agora também será comercializado na versão de 250ml. Os azeites de oliva extra virgem foram incorporados à linha Aurora Pequenas Partilhas, que, desde 2015, oferece aos consumidores quatro vinhos das variedades emblemáticas de países da América do Sul (Brasil – Cabernet Franc; Uruguai – Tannat; Chile – Carmenère; e Argentina – Malbec).

O Pequenas Partilhas Notáveis Ibéricos é elaborado em Sevilha, na região espanhola de Andaluzia, a maior produtora de azeites de oliva do mundo e que pertence a Denominação de Origem Estepa, a mais exigente do país. O lançamento é um corte elaborado a partir das variedades de azeitonas Hojiblanca, Manzanilla e Picual, com acidez máxima de 0,2%. Possui picância e amargor de média intensidade, notas de amêndoa e frutado médio, ideais para acompanhar queijos maturados, carnes de caça e saladas com folhas verde. É vendido em embalagem de vidro de 500ml.

Já o Pequenas Partilhas Notáveis da América vem do Vale do Maule, no Chile. Produzido a partir da combinação das variedades Picual e Arbequina, com acidez máxima de 0,2%, este azeite tem um frutado médio e aromas herbáceos de alta intensidade, combinando com saladas e molhos leves, carnes vermelhas grelhadas, frango, peixes e pizzas de queijo. Além das versões de 500ml e caixa com 12 unidades de 15ml, é comercializado também em garrafa de vidro de 250ml, um tamanho menor, perfeito para atender o on trade.

Os azeites de oliva extra virgem e os vinhos que compõem a linha Aurora Pequenas Partilhas são comercializados em todos os estados e no Distrito Federal, em grandes redes de supermercados e empórios, além da loja da Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves (RS).

Gastronomia e a saudabilidade

Não é de hoje que azeites e vinhos são produtos que harmonizam em diversos aspectos.  A similaridade vem desde o cultivo, já que as oliveiras e videiras gostam de terrenos montanhosos, solos pobres e drenados, possuem raízes profundas, são favorecidas na amplitude térmica (dias quentes e noites frias) e suas frutas são colhidas na mesma época do ano. Os produtos também devem ser armazenados de forma parecida: em locais escuros e longe do calor. Assim como o vinho, os azeites estão diretamente atrelados a gastronomia e podem ficar melhores se bem harmonizados, realçando o sabor dos alimentos.

“O propósito da linha Aurora Pequenas Partilhas é oferecer aos consumidores experiências enogastronômicas. O azeite de oliva e o vinho estão intrinsecamente ligados à gastronomia e um ao outro. Por isso, em 2017, fomos até o Chile em busca de um produto leve, frutado e fácil de consumir. O azeite fez tanto sucesso que decidimos buscar um outro de perfil de produto, que encontramos na região de Andaluzia, na Espanha. O Pequenas Partilhas Notáveis Ibéricos é mais complexo, tem amargor e picância média. Agora, o consumidor vai poder ter esses dois perfis de azeite em casa, harmonizando de acordo com o tipo da comida”, explica Rosana Pasini, gerente de Importação e Exportação da Vinícola Aurora e sommelier de azeites de oliva.

A executiva explica que o consumo de azeites de oliva extra virgem vem crescendo no Brasil, fazendo com que os órgãos de fiscalização aumentem o monitoramento de procedência e qualidades desses produtos. Segundo Rosana, este movimento é muito favorável para o setor de olivicultura, fazendo que ele fique mais organizado e auxilie no desenvolvimento e na credibilidade dos produtos.

“Isso é ótimo. Favoreceu uma mudança no perfil dos consumidores, que agora possuem mais conhecimento e ficam atentos as especificações dos azeites de oliva. Além da questão da saudabilidade, que tem sido cada vez mais valorizada no ramo de alimentos e bebidas. As pessoas querem consumir produtos que façam bem à saúde, e o azeite de oliva é um ótimo aliado, assim como os vinhos, já que são ricos em polifenóis e vitaminas”, analisa a gerente. “Foi neste momento em que a Aurora observou uma oportunidade de mercado para levar aos consumidores produtos com grande qualidade e preços justos”, complementa.

Em 2019, a Vinícola Aurora cresceu 40,5% no volume das vendas dos Azeites de Oliva Extra Virgem Pequenas Partilhas, frente a 2018: “Com o lançamento da versão Ibérica, estamos com uma boa expectativa de crescimento para este ano”, celebra Rosana.

Converse com a Fandango