E agora OMS: Mundo espera resposta sobre a origem da Covid-19

O vírus responsável pela pandemia deCovid-19 foi transmitido aos humanos há mais de um ano, mas ainda não se sabe como isso aconteceu. Os especialistas da OMS fornecerão apenas um princípio de resposta em um relatório elaborado em meio a intensas pressões da China e Estados Unidos.

A missão que a Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou a Wuhan na China, onde surgiu a pandemia, vai publicar em meados desta semana as conclusões do relatório das pesquisas realizadas em colaboração com especialistas chineses. Os especialistas internacionais voltaram há mais de um mês da China e a tensão é palpável. Eles foram autorizados a realizar a pesquisa no terreno um ano depois do início da pandemia,

O plano de publicar um relatório preliminar no final de fevereiro foi abandonado sem uma explicação convincente da OMS. Enquanto aguardam, diplomatas americanos e chineses multiplicaram as declarações, alguns exigindo mais “transparência”, outros garantindo que os especialistas da OMS conseguiram realizar o trabalho graças à “cooperação científica” de Pequim.

Mas será que conseguiremos saber a origem da Covid-19, que deixa mais de 2,6 milhões de mortes desde que foi encontrada pela primeira vez em dezembro de 2019 em Wuhan? Os diretores da OMS reiteraram a mensagem antes do início da viagem dos especialistas à China: normalmente, leva anos para descobrir a origem exata de uma epidemia. No entanto, políticos e cientistas nem sempre têm a mesma noção de tempo.

Milhares de amostras

Os especialistas acreditam que o SARS-CoV-2, o coronavírus que provoca a Covid-19, foi inicialmente hospedado pelos morcegos e que a pista sobre a transmissão do coronavírus por um animal intermediário – um furão ou texugo, um coelho ou outro – é “a mais provável”. Mas as extrações realizadas em dezenas de milhares de amostras de animais selvagens, domésticos e de granja não apresentaram nenhum rastro do SARS-CoV-2.

Os especialistas também não sabem onde e quando a pandemia começou exatamente, embora antes de dezembro de 2019 não existam registros de grandes focos em Wuhan ou em outro lugar. De fato, também não descartam que a doença tenha sido transmitida pela carne congelada, uma pista que Pequim privilegia.

Em Wuhan, os especialistas pareciam descartar a hipótese de que o vírus tenha escapado do instituto de virologia de Wuhan, como alegava o governo Trump. Mas o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, retificou dizendo que “todas as hipóteses” estão na mesa e prometeu transparência na investigação, diante das suspeitas que pairam sobre a missão.

Em uma carta aberta, 24 pesquisadores internacionais pediram uma nova investigação, independente e mais exaustiva, e denunciaram as “limitações estruturais” sofridas pelo trabalho dos especialistas da OMS durante sua visita à China. Os especialistas da OMS garantiram que obtiveram o acesso aos lugares e pessoas que desejavam, mas o chefe da equipe, Peter Ben Embarek, pediu “mais dados” para ir mais longe na investigação.

 

 

fonte Correio do Povo AFP