Deputado Airton Lima vai presidir Comissão de Cidadania e Direitos Humanos pelos próximos dois anos

O deputado estadual eleito por Cachoeira do  Sul Airton Lima (PL) foi eleito nesta quarta-feira (3), por unanimidade, para a presidência da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos durante o biênio 2021/2022, tendo o ex-presidente do colegiado, deputado Sérgio Peres (Republicanos), como vice-presidente. A escolha aconteceu durante a reunião ordinária, realizada através de videoconferência tendo em vista a pandemia do novo coronavírus.
A alternância na presidência da CCDH foi realizada durante o período da Ordem do Dia, uma vez que dois dos cinco assuntos em pauta tratavam da indicação e eleição do presidente e vice da comissão. Tanto o presidente quanto o vice foram eleitos pela unanimidade dos deputados que registraram presença na reunião.
Em breve manifestação, Sérgio Peres agradeceu o apoio recebido durante sua gestão, que enfrentou o desafio da adaptação ao trabalho virtual durante a pandemia simultâneo à vigilância no atendimento das demandas da comissão. “Adaptamos nossas práticas para não comprometer as tarefas e o trabalho de interceder pelos que têm seus direitos violados”, destacou o parlamentar.
De sua parte o novo presidente, Airton Lima, referiu o histórico pioneiro da CCDH na luta pelos direitos humanos no país, atuando desde 1980 e com ação destacada  na Assembleia Legislativa, “sempre na defesa das pessoas em vulnerabilidade social, na proteção dos direitos de crianças, adolescentes, idosos, povo indígenas, direitos dos imigrantes, luta da igualdade racial, proteção das mulheres, LGBTQ e proteção dos direitos das minorias”, antecipando que manterá essas atividades “com o mesmo grau de excelência que até hoje vem sendo realizada”.