Uergs lança edital de doação de kits de computadores a estudantes da Universidade

A Pró-Reitoria de Ensino da Uergs (Proens) lançou nesta semana o Edital para doação de kits de computadores aos estudantes da Universidade. Por meio desse edital, serão doados 159 kits a estudantes de graduação cadastrados como hipossuficientes economicamente e que não dispõem de computador para desenvolver as atividades acadêmicas em formato remoto. As inscrições estarão abertas de 23 de fevereiro a 10 de março e devem ser feitas por meio do Portal do Aluno.

Dos 159 kits, será reservado um percentual para pessoas matriculadas na Uergs que se declararam pretas ou pardas, indígenas e pessoas com deficiência. A cota será de 10% do total de itens para cada grupo.

As pessoas contempladas serão definidas mediante um sorteio público que ocorrerá no dia 22 de março. Além das 159, serão sorteadas mais 30 pessoas para composição de uma lista de suplentes, respeitando a ordem do sorteio.

Os kits contêm um microcomputador, um monitor um teclado e um mouse que serão entregues nas universitárias a partir de 31 de março de 2021.

Esses equipamentos de informática são oriundos de doações de instituições parceiras recebidas após a Universidade encaminhar ofícios para diversos órgãos, solicitando notebooks, tablets e computadores que foram apreendidos ou que estão em desuso, para serem encaminhados a estudantes da Universidade durante a pandemia.

Antes do envio às unidades universitárias, todos os equipamentos são preparados pela Superintendência de Informática da Uergs. Enquanto isso, a Universidade está emprestando a estudantes alguns tablets que haviam sido adquiridos com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest).

Os 159 kits serão os primeiros equipamentos doados a estudantes. À medida em que mais computadores ficarem prontos para entrega, serão lançados novos editais. De acordo com Percila de Almeida, coordenadora de Qualificação Acadêmica da Uergs, a Universidade pretende constituir um Programa Permanente de doação de computadores.