Estudo: pessoas entre 20 e 49 anos são as grandes transmissoras de Covid-19

Um novo estudo sugere que os maiores disseminadores do coronavírus nos Estados Unidos são adultos com idade entre 20 e 49 anos, mas isso não significa que eles devam ser empurrados para o grupo prioritário das filas de vacinação, dizem os especialistas.

Uma equipe de pesquisa do Imperial College, em Londres, usou dados de localização de telefones celulares cobrindo mais de 10 milhões de pessoas e informações disponíveis publicamente sobre a disseminação do vírus para calcular quais faixas etárias foram as mais responsáveis pela disseminação do vírus na maior parte dos Estados Unidos.

As crianças representam muito pouca disseminação, disseram os pesquisadores, assim como os adultos mais velhos. Isso pode significar que a abertura de escolas pode não contribuir para a propagação se a transmissão for controlada entre os adultos mais jovens, disseram os pesquisadores.

“Este estudo fornece evidências de que a ressurgência da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos em 2020 foi causada por adultos de 20 a 49 anos, e em particular adultos de 35 a 49 anos, antes e depois da reabertura da escola”, escreveu a equipe em seu relatório, publicado na revista Science.

“Ao contrário da pandemia da gripe, esses adultos foram responsáveis após a reabertura da escola em outubro de 2020 por cerca de 72,2% das infecções por SARS-CoV-2 nos locais dos EUA considerados, enquanto menos de 5% se originaram de crianças de 0 a 9 anos e menos de 10% de adolescentes de 10 a 19 anos.”

E podem ser os adultos de 35 a 49 anos que são o maior fator na condução da pandemia, ao contrário dos adultos mais jovens, concluíram Oliver Ratmann da Equipe de Resposta Covid-19 do Imperial College e seus colegas.

“Antes da implementação das intervenções do Covid-19, os contatos concentrados entre indivíduos de idade semelhante, eram maiores entre crianças e adolescentes em idade escolar, e também comuns entre crianças/adolescentes e seus pais, e adultos de meia-idade e idosos. no início da pandemia, esses padrões de contato mudaram substancialmente “, escreveu a equipe.

“Este estudo indica que em locais onde novas linhagens SARS-CoV-2 altamente transmissíveis ainda não foram estabelecidas, intervenções adicionais entre adultos de 20/49 anos, como vacinação em massa com vacinas bloqueadoras da transmissão, podem trazer epidemias de Covid-19 ressurgentes sob controle e evitar mortes “, acrescentaram.

41% das transmissões

Eles estimam que pessoas de 35 a 49 anos respondem por 41% das novas transmissões até meados de agosto, e adultos de 20 a 34 anos são responsáveis por outros 35%. Crianças e adolescentes representaram apenas 6% da propagação. Pessoas de 50 a 64 anos representam 15% da transmissão.

“Com o tempo, a proporção de grupos de idade entre as mortes relatadas tem sido notavelmente constante, sugerindo que os jovens adultos provavelmente não foram a principal fonte de ressurgimento de epidemias desde o verão de 2020 e que, em vez disso, mudanças na mobilidade e comportamento entre o grupo mais amplo de adultos com idades entre 20 e 49 anos está subjacente ao ressurgente Covid-19 nos EUA em 2020 “, escreveu a equipe.

Esforços para controlar a propagação do vírus

Os pesquisadores disseram que os esforços para controlar a disseminação do coronavírus – incluindo a vacinação – provavelmente deveriam se concentrar naqueles com idade entre 20 e 49 anos.

Mas ainda não há vacina suficiente para imunizar a todos, e o governo federal está trabalhando com os governos estaduais e locais para tentar vacinar as pessoas de maneira ordenada, justa e lógica.

As orientações atuais dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos colocam os profissionais de saúde da linha de frente e os frágeis residentes de instituições de longa permanência na frente da linha de vacinas. A Casa Branca, sob os presidentes Trump e Biden, sugeriu que os estados abram a vacinação para qualquer pessoa com mais de 65 anos, já que essa faixa etária é considerada mais vulnerável à morte e doença grave de Covid-19.

O Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, disse na terça-feira que, embora as pessoas mais velhas tenham maior risco de doenças graves, os especialistas suspeitam há algum tempo que os mais jovens estão causando a disseminação do vírus nos Estados Unidos.

“Você não quer privá-los para privilegiar os mais jovens, porque são eles que vão acabar no hospital e terão uma taxa maior de mortalidade”, disse Fauci . “O que não queremos fazer é negligenciá-los.”

O Dr. Jonathan Reiner, professor de medicina da George Washington University e analista médico disse que embora seja importante vacinar pessoas mais velhas, os adultos mais jovens não devem necessariamente ficar atrás da fila.

“Eu pensei por um tempo agora que os grupos prioritários simplesmente não estão funcionando e que temos que abri-los para todos”, disse Reiner.

“Agora podemos reservar, talvez, uma porcentagem maior das vacinas para americanos mais velhos, mas acho que precisamos começar a distribuir a vacina em pessoas mais jovens exatamente por este motivo – os mais jovens são as pessoas que espalham o vírus , “Reiner acrescentou.

As vacinas Moderna e Pfizer Covid-19 atualmente disponíveis nos Estados Unidos fornecem proteção contra doenças graves, embora não esteja claro se elas evitam a transmissão do vírus.

Os pesquisadores sugeriram que o tipo de proteção fornecida pelas vacinas pode ter algum papel nas decisões sobre quem deve tomar a vacina e quando.

“Em última análise, todos têm que ser vacinados”, disse Reiner. “E se você acabar vacinando pessoas mais velhas, vai salvar suas vidas porque estão em maior risco. E se você vacinar pessoas mais jovens, vai salvar vidas também porque estão espalhando o vírus”.

 

 

fonte CNN Brasil