Quais países já começaram a vacinação contra a covid-19

O Reino Unido começou no último dia 8 de dezembro, e foi  o primeiro país do Ocidente a iniciar a vacinação contra a covid-19. Mas outras nações, como Estados Unidos, Canada, Russia, China e Arábia Saudita  estão imunizando suas populações ou parte delas.

No Brasil ainda não há definição de datas para o início da vacinação

O Reuni Unido se tornou a primeira nação cujo órgão regulador autorizou o uso de uma vacina. Em dia histórico, parte da população começou a ser vacinada com vacina Pfizer/BioNTech. Idosos, funcionários e residentes de asilos e profissionais da saúde que atuam na linha de frente serão os primeiros imunizados.

A vacinação nos Estados Unidos começou no dia 14 de dezembro também com vacina Pfizer/BioNTech. Os primeiros a receber as doses serão profissionais de saúde e moradores e trabalhadores de casas de repouso e clínicas médicas. O país promete vacinar 20 milhões de americanos até o final de dezembro. Para isso, o governo conta com a aprovação pela FDA de uma segunda vacina, elaborada pela farmacêutica Moderna.
O Canada iniciou no dia 14 a vacinação contra o Covid no País,  com o imunizante da Pfizer/BioNTech. O plano do país é vacinar 50 mil moradores e funcionários de lares de idosos até o início de janeiro, segundo o secretário de Saúde da província, Christian Dube. Ele não indicou quando o tratamento estará disponível para o público em geral.

Os Russos foram o primeiro País a vacinar a população, com inicio no dia 5 de dezembro, com a vacina Sputinik V, desenvolvida pelo próprio país. A vacina é gratuita para os cidadãos russos e administrada de forma voluntária. Os primeiros a receberem as doses foram trabalhadores mais expostos ao coronavírus

A Sputnik V não será administrada a trabalhadores com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, mulheres grávidas ou lactantes. Eles não indicaram quando o tratamento estará disponível para o público em geral.

China

A China começou a vacinar a população em meados de novembro sob o esquema de uso emergencial as vacinas do laboratório Sinopharm (duas) e da Sinovac. Segundo o jornal South China Morning Post, não se sabe exatamente quantos cidadãos receberam a dose das vacinas. Já segundo o jornal El País, “mais de um milhão de pessoas – trabalhadores de risco, estudantes matriculados no Exterior – já receberam alguma das três vacinas que a China autorizou em meados deste ano para uso emergencial”.

Arábia Saudita

A Arábia Saudita anunciou nesta terça-feira, a vacinação em massa poucos dias após aprovar a vacina da Pfizer/BioNTech. A primeira fase abrange as pessoas mais vulneáveis, como as maiores de 65 anos, pessoas que sofrem de obesidade e doenças crônicas graves ou que trabalham em profissões particularmente expostas ao vírus. A segunda beneficiará as pessoas maiores de 50 anos, outros profissionais da saúde e os que possuem doenças menos graves. Por último, todas as demais pessoas que desejarem se vacinar poderão fazê-lo durante a terceira fase.