Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE) da UFSM/Cachoeira promove lives para difusão de conhecimento

O Laboratório de Engenharia de Processos Agroindustriais (LAPE) foi criado na UFSM-CS em 2016. Entre os seus integrantes estão alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado vinculados ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, principalmente. Coordenado pelos professores Marcus Vinícius Tres e Giovani Leone Zabot, o LAPE desenvolve processos na área agroindustrial. A maioria dos projetos estão dentro do conceito de P&D&I (pesquisa-desenvolvimento-inovação), dedicando-se à obtenção de produtos de interesse industrial (como biocombustíveis, biocompostos, bioherbicidas e bioadsorventes, óleos essenciais, extratos vegetais, entre outros) a partir de resíduos agroindustriais e coprodutos (biomassas).

Durante este período de suspensão das atividades presenciais na UFSM, o LAPE buscou uma forma de continuar difundindo o conhecimento e criou um Projeto de Extensão intitulado “LAPE in Lives”. Este Projeto visa divulgar à sociedade os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório, através de lives e/ou webinars. A ideia é trazer alunos e professores, tanto da UFSM quanto de outras Instituições de Ensino Superior e Pesquisa, para participar, divulgando seus trabalhos e compartilhando experiências.

O objetivo do “Lape in Lives” é realizar transmissões mensais, com diversas temáticas. A 1ª edição acontecerá no dia 5 de novembro, quinta-feira, às 19h. O egresso do LAPE, Dr. José Roberto Chaves Neto e o Prof. Dr. Altemir Mossi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) abordarão em suas explanações o tema “Produtos Biológicos Aplicados à Agricultura”, uma das linhas de pesquisa desenvolvidas no LAPE.

O encontro será realizado via Google Meet, através deste link. Questionamentos podem ser enviados para o e-mail lape@ufsm.br