RGE registra quase 2 mil colisões de veículos contra postes em 2020, causador do acidente tem que ressarcir empresa

No mês da campanha de segurança no trânsito Maio Amarelo, um levantamento realizado pela RGE mostra que foram registradas 1.981 colisões de veículos contra postes da companhia em 2020, em todas as cidades de sua área de atuação. O número representa uma diminuição de 66,9% em relação a 2019, que teve um total de 5.988 casos.

“Os acidentes contra postes constituem umas das principais causas de ocorrências na rede elétrica do grupo. A RGE trabalha constantemente com ações de prevenção de acidentes com a rede elétrica, e no trânsito essa conscientização também deve ocorrer. Mesmo com uma diminuição significativa no número de acidentes entre 2019 e 2020, a segurança é um assunto de extrema importância”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Vitor Lopes.

De acordo com o estudo da distribuidora, que atende 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, Caxias do Sul lidera o ranking de acidentes com postes, totalizando 122 ocorrências em 2020, uma redução de 69% frente a 2019. Em segundo lugar vem Gravataí, com 69 casos, uma redução de 64,6% em relação ao ano anterior, e, na sequência, Farroupilha registrou 61 ocorrências, também com queda de 53% nos acidentes (para mais detalhes, confira a tabela abaixo).

Acidentes que envolvem colisões contra postes da rede de distribuição normalmente resultam em ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Somente em 2020, cada ocorrência dessas demandou, em média, três horas de serviços da companhia no trabalho de substituição de poste, reconstrução de rede de distribuição e restabelecimento da energia. Dependendo da gravidade do acidente, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção.

Conheça o ranking 10 cidades com o maior número de ocorrências atendidas pela RGE:

 

MAIO AMARELO COLISÕES CONTRA POSTES
MUNICÍPIO 2019 2020
CAXIAS DO SUL 394 122
GRAVATAÍ 195 69
FARROUPILHA 130 61
ERECHIM 93 51
CANOAS 141 46

 

Guardião da Vida. Considerando o impacto do assunto para a população, seja na segurança do trânsito, seja na qualidade do fornecimento de energia, a CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, incentiva a discussão sobre o tema, a fim de promover uma reflexão sobre as atitudes no trânsito que poderiam ser evitadas, reduzindo acidentes e salvando vidas.

Como parte do apoio ao movimento Maio Amarelo, a campanha Guardião da Vida promove ações que visam estimular a comunidade a adotar atitudes mais seguras como parte responsável pela vida de outras pessoas. Uma das ações é a Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com Eletricidade (CEPAE), com palestras realizadas em escolas, associações de bairro, sindicatos de classe e empresas.

Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes contra postes podem amargar prejuízos financeiros. Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. A substituição de um poste pode variar, dependendo do modelo, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.

Essa diferença leva em consideração os equipamentos instalados tanto pela distribuidora de energia como pelas empresas que ocupam a estrutura. Por exemplo, um poste com iluminação pública simples tem menor valor que aquele que sustenta um transformador de energia e equipamentos de telecomunicação. Confira, a seguir, 10 dicas da campanha Guardião da Vida para tornar o trânsito um ambiente mais seguro:

 

  1. Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;
  1. Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;
  1. Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto;
  1. Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;
  1. Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;
  1. Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima;
  1. Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas;
  1. Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;
  1. Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;
  1. Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa.