Em Campo Bom, 6 pessoas morrem após falha no sistema de distribuição de oxigênio do Hospital

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, nesta sexta-feira (19), a morte de seis pacientes que estavam internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e enfermaria do Hospital Lauro Reus, de Campo Bom. Segundo a pasta, as pessoas teriam perdido a vida em razão de uma falha no sistema de oxigênio.

A instituição informou às autoridades que não houve falta de insumos, mas sim uma pane pontual na distribuição deles aos pacientes. A SES, que determinou a manutenção de um estoque mínimo de oxigênio em todos os hospitais, suficiente para uma semana, informa que está atuando “para que tenhamos informações mais detalhadas do ocorrido”.

A assessoria do  Hospital Lauro Reus admitiu o problema e ressaltou que ainda investigava se os fatos tinham relação um com o outro. A administração do hospital ainda não se posicionou, de forma pública e oficial, sobre o caso reportado pelo Governo do Estado.

Confira a íntegra da nota da SES

“A Secretaria da Saúde, preocupada com a falta de oxigênio nos hospitais gaúchos, oficiou todas as unidades hospitalares para que fosse mantido um estoque mínimo de oxigênio, suficiente para uma semana. A SES teve conhecimento do fato ocorrido em Campo Bom e, imediatamente, acionou o hospital, que confirmou os seis óbitos. Todavia, os óbitos teriam ocorrido devido a uma falha no sistema de distribuição de oxigênio, e não pela falta desse. Estamos oficiando o hospital neste momento para que tenhamos informações mais detalhadas do ocorrido.”

 

 

 

fonte Rádio Guaiba