Última semana do Verão alterna entre dias secos e pancadas de chuva

Esta semana, a última do verão 20/21 será com bastante alternância no tempo pela passagem de duas frentes frias. O primeiro sistema avança pelo Estado nesta terça-feira (16), levando chuva para todo o RS, com risco de tempestades sobretudo no Centro e Oeste gaúchos. A quinta (18) e a sexta-feira (19) serão ensolaradas, mas no fim de semana outra frente fria deverá levar chuva intensa e abrangente ao Rio Grande do Sul.

A temperatura também oscila. Começamos a semana com intenso calor em todo o Estado, mas que deverá arrefecer até a quinta-feira. Após nova elevação de temperatura no sábado (20), outra massa de ar frio deverá chegar ao Rio Grande do Sul por volta da terça-feira da semana que vem (23) já no outono. Enquanto nesta semana, o Estado deverá receber uma precipitação próxima da média histórica, entre 22 e 28 de março, espera-se chuva acima do normal para época do ano em boa parte do RS.

Para região central entre a terça (16) e quarta-feira (17) poderá ocorrer pancadas de chuva O acumulado de chuva alcança aproximadamente 25mm, de acordo com a simulação americana GFS. Há risco de granizo entre a noite da terça e a tarde da quarta-feira. Na quinta (18) e sexta-feira (19), o tempo seco retorna, mas o céu permanecerá nublado. A temperatura varia entre 17°C e 31°C nesta segunda-feira (15) e alcança 34°C na tarde de terça, antes da chegada da chuva. Na segunda metade da semana, o declínio nos termômetros não será dos maiores, com mínima em torno dos 18°C e entre 28°C e 29°C. No fim de semana, uma frente fria passará mais vagarosamente pela região gerando acumulado na casa dos 40mm entre a noite do sábado (20) e a segunda-feira (22) paralisando por mais tempo os trabalhos de colheita. Além deste episódio de chuva, há previsão de pancadas mais isoladas entre a tarde do dia 26 o dia 28 de março.