Governo Leite vai manter bandeira preta no Estado na próxima semana

As restrições previstas na bandeira preta do modelo de distanciamento controlado vão continuar ao longo da próxima semana. A medida foi confirmada pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira, 4. A decisão foi tomada após reunião do Gabinete de Crise.

A justificativa é a elevação dos casos confirmados de coronavírus, além da crescente demanda por leitos de UTI. No começo da tarde, 100% dos leitos destinados para pacientes em estado grave estavam ocupados no Rio Grande do Sul. Somente na região dos Vales, que inclui Santa Cruz do Sul, Lajeado e Cachoeira do Sul, o número chega a 122%. Isso significa que outros espaços nos hospitais foram improvisados para atender a demanda.

Eduardo Leite também confirmou que a cogestão permanece suspensa. Com isso, os municípios não podem adotar uma bandeira imediatamente inferior e nem qualquer tipo de flexibilização, devendo seguir as determinações da bandeira preta.

O governador deixou aberta a possibilidade de alguma eventual alteração de protocolo específico para determinadas atividades. A intenção do governo é dar maior previsibilidade sobre os ajustes para evitar danos maiores aos setores mais prejudicados com as restrições.