Estado tem 110 mil pedidos de benefícios do INSS na fila

O INSS tem 109.896 processos do Rio Grande do Sul na fila para análise e concessão de benefícios, que incluem aposentadoria e auxílio-doença. Os dados foram enviados ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Desse total, 14.587 referentes são pedidos de benefícios por incapacidade. Os demais dados repassados à entidade não têm o recorte estadual.

– É importante frisar a redução dos processos que aguardavam perícia médica. Entretanto, os benefícios assistenciais não seguem o mesmo ritmo e as pessoas que necessitam são muito vulneráveis, com deficiência ou idosos em miserabilidade – comenta Diego Cherulli, vice-presidente do IBDP.

Conforme o INSS, está sendo realizada uma força-tarefa para análise de alguns benefícios que deve seguir até final de março. O instituto informa que a maior parte dos pedidos se refere ao Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Portanto, os segurados devem garantir que as informações estejam atualizadas.

Em novembro de 2020, INSS, o Ministério Público Federal e Defensoria Geral da União para zerar a fila de espera por benefícios. O período para análise terá limites de 30 a 90 dias, de acordo com o tipo de benefício ou auxílio solicitado. O INSS ganhou seis meses para adequar sua dinâmica de trabalho a esses novos prazos. O prazo máximo previsto em lei é de 45 dias.

 

 

fonte Gaúcha/ZH