Meteorologia prevê chuva forte até quarta-feira e posterior tempo seco prolongado no RS

Nos últimos sete dias, choveu intensamente sobre todo o Rio Grande do Sul. Municípios da Zona Sul e Região Central receberam mais de 100mm. A reposição da umidade do solo foi quase completa. Um ponto negativo, no entanto, foi a menor insolação observada no período.

Ainda há previsão de chuva forte até a quarta-feira (03) sobre o Estado com acumulado acima dos 50mm nas Planícies Costeiras, parte da Região Central e Campanha. Na quinta-feira (04), um ciclone extratropical em alto mar deverá gerar rajadas de vento de 70km/h no extremo Sul do RS.

Além disso, a entrada de uma massa de ar frio derrubará a temperatura para mínimas entre 12°C e 15°C entre sexta-feira (5) e domingo (7). A partir do fim desta semana, o Rio Grande do Sul passará por pelo menos dez dias com pouca chuva. A temperatura voltará a subir no decorrer da semana que vem.

Central
Pancadas de chuva alcançam a Região Central entre hoje e quinta-feira, totalizando aproximadamente 50mm, com risco de temporais na quarta-feira. A temperatura máxima alcança 32°C entre hoje e amanhã, mas declina para 26°C na quinta-feira. As madrugadas mais frias serão as de sexta-feira e do fim de semana com 15°C. As rajadas de vento alcançam 55km/h na quinta-feira. Após a chuva da quinta-feira, não há previsão de novas precipitações até pelo menos 15 de fevereiro.