140 cidades gaúchas ainda não buscaram vacinas contra covid-19 em Porto Alegre

Enquanto as maiores cidades gaúchas já receberam e até começaram a aplicação da vacina contra o coronavírus, as menores ainda estão buscando o imunizante nas coordenadorias regionais de saúde. Um balanço feito pelo Jornal Zero Hora indica que pelo menos 140 municípios ainda não haviam retirado suas doses até as 11h desta quarta-feira (20).

Só na 1ª Coordenadoria Regional de Saúde, responsável por Porto Alegre e outros 65 municípios, 31 prefeituras ainda precisavam apanhar as vacinas nesta manhã. Entre elas, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro e Nova Santa Rita. A coordenadora, Ana Beatriz Nantal, explica que foi priorizado o agendamento para as cidades com rede de saúde maior:

— Os que ainda não buscaram são municípios menores. A prioridade foi para os municípios maiores e que tem leitos de UTI.

Ela afirmou que cada município é responsável por buscar suas doses.

Na 17ª Regional de Saúde, que fica em Ijuí, faltavam 14 cidades, e todas com direito a pequena quantidade de ampolas. Coronel Barros, Bozano e Nova Ramada ficarão com 15 doses cada, porque não têm hospitais ou população grande. Já São Valério do Sul, que tem 2,7 mil habitantes, terá 818 doses. Quase um terço da população será imunizada. Isso se deve ao grande número de indígenas e aldeias no território do município.

O coordenador da 6ª Regional de Saúde, Marcelo Pacheco, conta que há cidades distantes mais de 200 quilômetros de Passo Fundo, onde fica a sede. Ao todo, 40 cidades ainda eram aguardadas. Ele explica que foi feito um um agendamento para retirada, para evitar a aglomeração de motoristas e profissionais das prefeituras.

— Iniciamos a distribuição hoje (quarta) das vacinas, e os municípios estão fazendo sua retirada desde as primeiras horas da manhã. Acreditamos que até o final da tarde todos retirem. Se algum não conseguir hoje, poderá retirar amanhã (quinta) sem problema algum — comentou.

Na 4ª Regional de Saúde, em Santa Maria, até 11h, faltavam 32. Na 14ª, em Santa Rosa, outros 14. Na 11ª, em Erechim, sete.  E na 16ª, em Lajeado, outras três cidades.

Já em outras regiões, a distribuição está finalizada. É o caso das cidades sob responsabilidade das seguintes coordenadorias regionais de saúde: 2ª (Frederico Westphalen), 3ª (Pelotas),  7ª (Bagé), 8ª (Cachoeira do Sul), 9ª (Cruz Alta), 10ª (Alegrete), 13ª (Santa Cruz do Sul)  e 18ª (Osório).  Ao 12h, a SES informou que a regional de Ijuí também finalizou a entrega das doses.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) explica que a meta é terminar ainda nesta quarta (20) a distribuição, que é complexa e envolve 497 municípios gaúchos.

Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização (6 milhões em todo o país, 340 mil no RS), a prioridade para receber as doses é dos profissionais da saúde que atuam no atendimento de pacientes com coronavírus, idosos que vivem em lares de longa permanência ou acima dos 75 anos e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas previstas nos grupos prioritários.

 

fonte Gaúcha/ZH