Vacinação começou na tarde de terça-feira nos principais municípios do RS

Os principais municípios do Rio Grande do Sul começam a aplicar a vacina contra a Covid na tarde desta terça-feira (19), mas muitas prefeituras ainda aguardaram informações sobre  número de doses.

Mesmo assim, a maioria já preparou um plano de vacinação com atos simbólicos e definiu nomes dos primeiros imunizados. Em Novo Hamburgo, por exemplo, a médica Barbará Fior, 31 anos, foi a primeira a receber a vacina, e um idoso de 102 anos, residente de uma casa geriátrica, foi vacinado em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste.

Em Canoas, a prefeitura criou um portal para divulgar todas as informações sobre a vacinação. Na página Vacina em Canoas, há o plano de vacinação disponível, como quatro equipes volantes, um ponto dentro do Hospital de Pronto Socorro, outro no Hospital Municipal, um também no Setor de Imunologia e demais nas unidades básicas de saúde, principalmente para os idosos. 

Em Gravatai , a prefeitura pretende vacinar 2,5 mil pessoas, entre trabalhadores na área da saúde e população prioritária.  Os profissionais de saúde escolhidos são as enfermeiras Eliane Dornelles Gomes e Mariana Santiago Siqueira, o auxiliar de laboratório André Schnomberger, que trabalha nas coletas dos testes, e Viriato Corrêa, enfermeiro do Hospital de Campanha desde o início de funcionamento da estrutura, representando o Hospital Dom João Becker.

Em Rio Grande, a Secretaria Municipal da Saúde diz que a imunização deve iniciar-se na quarta-feira por volta de 8h30min e que será em profissionais que atendem pacientes infectados nos hospitais, nas enfermarias, no pronto atendimento covid, nas unidades de Pronto Atendimento e nas unidades de triagem. Idosos em casas geriátricas e indígenas também terão prioridade. Ao todo, serão 2.750 doses.

Em Santa Cruz do Sul a prefeitura informou que a vacina já chegou nesta terça-feira. São 2.460. doses e uma idosa de 73 anos e uma enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Covid do Hospital Santa Cruz serão as primeiras pessoas a serem vacinadas. A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde destacou que, ao todo, serão 4,4 mil doses para todo o Vale do Rio Pardo, conforme cálculos que levam em conta a população de cada cidade.

As vacinas serão encaminhadas para os hospitais, unidades de saúde e casas geriátricas. No caso dos profissionais da saúde, terão prioridade os trabalhadores de UTI, plantões e Samu, entre outros. Nesta primeira etapa, não haverá deslocamento da população aos postos e a outras unidades de saúde.

 

fonte Gaúcha/ZH