Estado supera 10 mil mortos por coronavírus

O Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 10 mil mortos por coronavírus, nesta terça-feira (19), antes do que apontavam previsões matemáticas. Mais do que nunca, o Estado precisará manter medidas preventivas, mesmo com o início da vacinação contra o Covid, ocorrido na noite de segunda-feira (18), para não agravar essa situação nos próximos meses. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) contabiliza 10.051 vidas perdidas para o vírus desde o início da pandemia.

Especialistas em epidemiologia e imunização consideram que a chegada das vacinas é uma excelente notícia diante desse cenário, mas confirmam o alerta: a pandemia deve manter o impulso, no mínimo, ao longo do primeiro semestre deste ano. Resultados substanciais devem aparecer em prazo mais longo.

— A vacina é uma arma poderosa, mas não terá surtido muito efeito até o final do primeiro semestre, pelo menos. Talvez leve o ano inteiro para chegarmos à imunidade coletiva, já que precisa abranger de 60% a 80% da população — observa o epidemiologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Paulo Petry.

 

fonte Gaúcha/ZH